Dia do Técnico Agrícola: especialista atua na preservação da sanidade na agricultura
Neste dia 5 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Técnico Agrícola. Esse profissional, que é um dos que mais contribui para o avanço do agronegócio brasileiro, atua na agricultura, pecuária, zootecnia, pesca e agrimensura.
Diplomado por escolas agrotécnicas, ele está presente em atividades de extensão rural, assistência técnica, associativismo e de análise de alimentos, tanto na administração pública, quanto na iniciativa privada.
Na produção vegetal, esse especialista auxilia os agricultores nas atividades rurais, como no preparo do solo, plantio, colheita e no manejo integrado de pestes e doenças. Já na pecuária, ele assessora o pecuarista no pastejo, alimentação, desenvolvimento e reprodução de rebanhos.
No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), esse profissional exerce funções na defesa sanitária vegetal, de modo a prevenir, controlar e erradicar pragas capazes de provocar danos às lavouras, bem como à saúde pública e ao ecossistema ambiental.
Nesta compreensão, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) agradece aos técnicos agrícolas e fiscais assistentes pela colaboração junto à preservação da sanidade na agricultura.
Na oportunidade, também os parabenizam pela importante atribuição de fiscalizar e inspecionar todo o processo produtivo agrícola, ao avaliarem se os alimentos oriundos estão em conformidade com normas de qualidade e segurança de consumo.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.