Deputado federal Domingos Sávio reconhece a importância dos fiscais agropecuários do IMA para o bem da sociedade
Agradecemos ao deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) por esclarecer o mal entendido do vídeo gravado, juntamente ao deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania-MG), sobre a apreensão realizada pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA.
Ressaltamos que, na ocasião, os queijos descartados na barreira sanitária eram clandestinos, ou seja, não tinham registro de inspeção em nenhum órgão fiscalizador agropecuário, seja ele municipal, estadual ou federal. Por este motivo, foram descartados pelos fiscais, em proteção à saúde pública.
Caso os produtos tivessem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estivessem embalados, rotulados e em boas condições de armazenamento e acondicionamento, a conduta dos fiscais do Instituto seria a de orientar o retorno ao estabelecimento de origem.
Aproveitamos a oportunidade para informar que o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA foi um dos primeiros órgãos de defesa sanitária do país a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), em 2010. Também foi o primeiro órgão a conceder o Selo Arte, que certifica que o produtor cumpre normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal. Ambos os registros permitem a comercialização em todo o território nacional.
Esclarecemos que as atividades exercidas pelo IMA visam à preservação da saúde pública e do meio ambiente. Elas estão focadas no desenvolvimento do agronegócio, obedecendo as diretrizes fixadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa-MG e pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para o setor.
Assista o pronunciamento do deputado Domingos Sávio na tribuna da Câmara dos Deputados:
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.