Sindafa-MG homenageia o farmacêutico no dia internacional da profissão
O Dia Internacional do Farmacêutico é celebrado neste sábado, 25 de setembro. A data tem a finalidade de evidenciar a importância deste profissional para a saúde pública, bem como promover a prática farmacêutica no mundo, com o objetivo de contribuir para a melhoria do bem estar da população.
Em homenagem ao farmacêutico, leia a seguir um artigo sobre a função desempenhada pelo profissional no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), escrito pela fiscal agropecuária filiada ao Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Bruna Alves Pereira Mendes.
“A formação do Farmacêutico o torna habilitado científica e tecnicamente em diversas atividades de saúde e de alimentos. A grade de sua habilitação contempla a passagem por diversos laboratórios. Estuda-se desde sobre o maquinário (seu funcionamento e uso), substâncias químicas e constituintes químicos (suas características e aplicações), até a elaboração, o processamento e a análise, de drogas, de alimentos, e de substâncias orgânicas.
O Farmacêutico então tem uma boa base para atuar em qualquer ambiente laboratorial, bastando-lhe o interesse de aprender sobre novos trabalhos com os quais se defronta durante a sua carreira. O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) tem como missão “exercer a defesa sanitária animal e vegetal através da inspeção de produtos desta origem e da certificação dos produtos agropecuários” produzidos em Minas Gerais. Ao ingressar no Instituto o Farmacêutico tem muito a colaborar, com conhecimentos e habilidades, para os trabalhos fiscais realizados sobre produtos e peças de origem animal e vegetal coletadas para análise laboratorial.
O trabalho em laboratório, como todo empreendimento científico, exige organização e controle, para se oferecer um serviço de qualidade. O profissional farmacêutico, habilitado nesta gestão de qualidade, é capaz de implantar e manter um sistema de gestão de qualidade de laboratório, em consonância com a visão do IMA: “ser referência nacional de eficiência e inovação da defesa agropecuária”. Nos últimos anos, foram implantas práticas laboratoriais e documentais adequadas ao cumprimento de normas internacionais.
Atualmente o Instituto “faz parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025”. Os Farmacêuticos, juntamente com os demais profissionais, foram parte importante neste processo.
Atuar em laboratório e em sistema de gestão com o envolvimento de diferentes profissões, cada um com sua carga de conhecimento, torna o ambiente interdisciplinar, funcional, saudável e motivador. Assim, o IMA é um referente no reconhecimento da colaboração do profissional farmacêutico em seus laboratórios. Em seu quadro de pessoal é patente a participação expressiva do Farmacêutico”.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.