5. Sindafa-MG cobra reivindicações da categoria em reunião com secretária da Seplag-MG
sexta-feira, 17/09/21

Nessa quinta-feira, 15/09, a presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Moisa Lasmar, participou na Cidade Administrativa de uma reunião com a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, e a Assessora-chefe de Relações Sindicais (Seplag-MG), Helga Beatriz de Almeida.

No encontro, Luísa Barreto informou que o reajuste da Ajuda de Custo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi negado pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), em função das vedações da Lei Complementar Federal nº 173/2020 (congelamento de salários e direitos).

No entanto, a secretária afirmou que a solicitação pode ser reapresentada a partir do dia 01/01/2022 e, inclusive, se comprometeu a apoiar novamente o pleito do Sindafa-MG, pois considera necessária, e de extrema importância, a valorização dos servidores do Instituto.

Luiza explicou, ainda, que com a possibilidade de queda das liminares do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante ao Estado o direito de não pagar a dívida com a União, o Governo Estadual poderá trabalhar mais intensamente na questão da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Segundo a secretária, a adesão ao RRF não impede a reposição de perdas inflacionárias por meio da concessão de reajuste geral, o qual o Governo pretende conceder aos servidores estaduais, incluindo os aposentados, uma vez que todos os funcionários públicos estão perdendo muito poder de compra.

Moisa manifestou entendimento em relação à situação do Estado, porém, não deixou de cumprir o papel de representante sindical. Na oportunidade, entregou ofício do sindicato, no qual cobra as  reivindicações da categoria e acordos firmados, e que, até o momento, não foram cumpridos por parte do Governo do Estado de Minas Gerais.

Sobre o RRF, Moisa sugeriu que a Seplag promova um seminário com os sindicatos para debater o assunto, em especial as questões que afetam a remuneração e as carreiras.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!