Dia do Médico-Veterinário: profissional é integrante da Saúde Única e pública
Neste 9 de setembro é celebrado o Dia do Médico-Veterinário, profissional que cuida dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos, visando a manutenção do bem-estar, controle de doenças e preservação da saúde pública.
Esses profissionais não são responsáveis apenas pela assistência clínica e cirúrgica aos animais domésticos e silvestres. Além de acompanhar a saúde e alimentação de rebanhos, eles ainda atuam na inspeção de alimentos de origem animal, ao verificar as normas de sanidade e higiene, para evitar a transmissão de doenças dos animais aos seres humanos.
É exatamente neste contexto de compreensão das zoonoses que o conceito da Saúde Única ganha espaço. A integração das saúdes humana, animal e ambiental possibilita que esforços de cooperação sejam realizados, em diversas áreas, para pesquisa e conhecimento do efeito das enfermidades originárias desta tríplice relação.
Sob esta análise, a atuação do médico-veterinário é destacada, no sentido de prevenir, controlar e erradicar doenças. Dessa forma, garante-se a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a sociedade.
Outra área de execução dos veterinários é na indústria farmacêutica, ao realizar experiências científicas em animais de laboratório, para comprovar a eficiência de vacinas, medicamentos e cosméticos. Como resultado, a manutenção da biodiversidade e do ecossistema global.
O Sindafa-MG parabeniza todos os médicos-veterinários, em especial os do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que com ampla formação e competência, empenham-se em garantir um trabalho de excelência na área de defesa sanitária animal do órgão.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.