SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Dia do Médico-Veterinário: profissional é integrante da Saúde Única e pública
quinta-feira, 09/09/21 08:31

Dia do Médico-Veterinário: profissional é integrante da Saúde Única e pública

Dia do Médico-Veterinário: profissional integrante da Saúde Única e pública
📸: Divulgação/Sindafa-MG


Neste 9 de setembro é celebrado o Dia do Médico-Veterinário, profissional que cuida dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos, visando a manutenção do bem-estar, controle de doenças e preservação da saúde pública.

Esses profissionais não são responsáveis apenas pela assistência clínica e cirúrgica aos animais domésticos e silvestres. Além de acompanhar a saúde e alimentação de rebanhos, eles ainda atuam na inspeção de alimentos de origem animal, ao verificar as normas de sanidade e higiene, para evitar a transmissão de doenças dos animais aos seres humanos.

É exatamente neste contexto de compreensão das zoonoses que o conceito da Saúde Única ganha espaço. A integração das saúdes humana, animal e ambiental possibilita que esforços de cooperação sejam realizados, em diversas áreas, para pesquisa e conhecimento do efeito das enfermidades originárias desta tríplice relação.

Sob esta análise, a atuação do médico-veterinário é destacada, no sentido de prevenir, controlar e erradicar doenças. Dessa forma, garante-se a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a sociedade.

Outra área de execução dos veterinários é na indústria farmacêutica, ao realizar experiências científicas em animais de laboratório, para comprovar a eficiência de vacinas, medicamentos e cosméticos. Como resultado, a manutenção da biodiversidade e do ecossistema global.

O Sindafa-MG parabeniza todos os médicos-veterinários, em especial os do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que com ampla formação e competência, empenham-se em garantir um trabalho de excelência na área de defesa sanitária animal do órgão.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content