7 de setembro: Dia da Independência do Brasil
“Já podeis da pátria filhos, ver contente a mãe gentil. Já raiou a liberdade, no horizonte do Brasil. Brava gente brasileira, longe vá temor servil. Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”.
Esta letra, que foi escrita pelo jornalista e poeta brasileiro, Evaristo da Veiga, faz parte do hino da Independência do Brasil, celebrada neste 7 de setembro. A data é um marco na história, e tem o intuito de manter o fato ativo na memória do povo.
Em comemoração à Independência, desfiles cívico-militares são organizados, com apresentação de comitivas das forças armadas e de segurança pública, assim como de escolas de todo o país. Aos participantes e espectadores são transmitidos os sentimentos de patriotismo e de cidadania, fortes valores do nacionalismo.
O Grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, pôs fim à autonomia política de Portugal no Brasil, o que resultou na instalação imediata do Primeiro Reinado (1822-1831), fase inicial do período imperial, finalizado em 1889, com a Proclamação da República.
A partir desse processo houve avanços no desenvolvimento econômico e cultural brasileiro, como a adoção de medidas voltadas ao livre comércio e instalação de fábricas, assim como de construção de universidades e bibliotecas.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.