SINDAFAMG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. NOTA – Órgãos da Agricultura investigam caso suspeito de doença da vaca louca em Minas Gerais
sexta-feira, 03/09/21

NOTA – Órgãos da Agricultura investigam caso suspeito de doença da vaca louca em Minas Gerais

Órgãos da Agricultura investigam caso suspeito de doença da vaca louca em Minas Gerais

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários do Estado de Minas Gerais (Sindafa-MG) vem a público informar que as ações de vigilância sanitária para combate à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB), mais conhecida como “doença da vaca louca”, são executadas rotineiramente pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em todo o estado mineiro.

Neste contexto, os fiscais agropecuários do IMA estão vigilantes ao aparecimento de casos da enfermidade em Minas Gerais, e tem executado, permanentemente, o controle do trânsito e importação de animais suscetíveis à “vaca louca”, bem como dos respectivos produtos originários de animais de países considerados de risco para à patologia.

Dentre outras ações regulares desempenhadas pelos fiscais estão o rastreamento mensal de bovinos importados; a fiscalização da utilização de proteína animal na alimentação de ruminantes (o que é proibido por lei); a coleta de material encefálico nos frigoríficos e propriedades rurais de animais com sintomas neurológicos; além da segregação e correta destinação do Material de Risco Especificado (MRE), de todos os animais de frigoríficos com Serviço de Inspeção Oficial destinados ao abate.

O Sindafa-MG, na condição de entidade sindical que representa os fiscais do IMA esclarece que, os médicos-veterinários, que atuam como fiscais agropecuários, desempenham importante papel para a manutenção da saúde pública, ao garantir a sanidade dos rebanhos e a segurança dos alimentos à sociedade, além de assegurar o cumprimento de normativas nacionais e internacionais, que possibilitam ao Brasil se manter no ranking como um dos maiores produtores e exportadores de proteína animal do mundo.

Esses profissionais são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal no Estado. A finalidade do trabalho é identificar possíveis problemas de ordem sanitária, com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, evitando, assim, riscos à saúde pública.

Entenda o caso

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado institucionalmente à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), investigam uma recente suspeita de doença da “vaca louca”, acometida em um animal mais velho, em Minas Gerais.

Em casos atípicos, ocasião em que não há contaminação, medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário local. Uma vez concluído o processo de investigação pelas autoridades agropecuárias sanitárias, os resultados são divulgados.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG cobra reivindicações da categoria em reunião com secretária da Seplag-MG sexta-feira, 17/09/21 Sindafa-MG cobra reivindicações da categoria em reunião com secretária da Seplag-MG Nessa quinta-feira, 15/09, a presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários ...
Ipsemg divulga número de telefone para contato quarta-feira, 15/09/21 Ipsemg divulga número de telefone para contato O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg) é o órgão responsável ...
Dia Mundial do Agrônomo: profissional é responsável pela sanidade vegetal segunda-feira, 13/09/21 Dia Mundial do Agrônomo: profissional é responsável pela sanidade vegetal O Dia Mundial do Agrônomo é oficialmente celebrado neste 13 de setembro, para homenagear ...
Presidente do Sindafa-MG participa de evento on-line sobre o concurso público do IMA sexta-feira, 10/09/21 Presidente do Sindafa-MG é convidada de evento on-line sobre o concurso público do IMA A Atuallys Cursos de Atualização e Qualificação promoverá, de 13 a 15 de setembro, ...
Converse com o Sindafa
Skip to content