Dia do Biólogo: cientista que estuda a vida
O Dia do Biólogo, celebrado neste 3 de setembro, referencia o profissional que se dedica à pesquisa dos seres vivos e da distribuição das espécies, assim como da estrutura do ecossistema e da análise dos genes e células. Enfim, tudo o que engloba a vida terrestre e o ser humano.
Sobre os campos de atuação, o biólogo pode desempenhar funções em três macro áreas distintas, sendo elas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde.
No que tange à preservação ambiental, o trabalho desenvolvido é de extrema importância para o controle de pragas e gestão de recursos hídricos. Em relação ao uso da tecnologia na ciência biológica, a contribuição é muito significativa para a biossegurança e gestão da qualidade.
E no que diz respeito à saúde, é de responsabilidade do biólogo desenvolver, juntamente com outros profissionais, o programa preventivo de saneamento de saúde pública e vigilância sanitária da comunidade, bem como garantir a aplicabilidade e habilitação da atividade.
Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público estadual de defesa da saúde pública e preservação do meio ambiente. Nos laboratórios de química, o fiscal agropecuário, graduado em Ciências Biológicas, realiza análises clínicas, com o objetivo de dar suporte técnico às ações de fiscalização, certificação e inspeção sanitária executadas pelo IMA.
O Sindafa-MG, na condição de entidade sindical de valorização do fiscal da carreira agropecuária, parabeniza e homenageia o profissional de biologia por proteger a sociedade, ao agir no controle de epidemias e doenças.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.