SINDAFAMG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Dia do Biólogo: cientista que estuda a vida
sexta-feira, 03/09/21

Dia do Biólogo: cientista que estuda a vida

Dia do Biólogo: cientista que estuda a vida

O Dia do Biólogo, celebrado neste 3 de setembro, referencia o profissional que se dedica à pesquisa dos seres vivos e da distribuição das espécies, assim como da estrutura do ecossistema e da análise dos genes e células. Enfim, tudo o que engloba a vida terrestre e o ser humano.

Sobre os campos de atuação, o biólogo pode desempenhar funções em três macro áreas distintas, sendo elas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde.

No que tange à preservação ambiental, o trabalho desenvolvido é de extrema importância para o controle de pragas e gestão de recursos hídricos. Em relação ao uso da tecnologia na ciência biológica, a contribuição é muito significativa para a biossegurança e gestão da qualidade.

E no que diz respeito à saúde, é de responsabilidade do biólogo desenvolver, juntamente com outros profissionais, o programa preventivo de saneamento de saúde pública e vigilância sanitária da comunidade, bem como garantir a aplicabilidade e habilitação da atividade.

Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público estadual de defesa da saúde pública e preservação do meio ambiente. Nos laboratórios de química, o fiscal agropecuário, graduado em Ciências Biológicas, realiza análises clínicas, com o objetivo de dar suporte técnico às ações de fiscalização, certificação e inspeção sanitária executadas pelo IMA.

O Sindafa-MG, na condição de entidade sindical de valorização do fiscal da carreira agropecuária, parabeniza e homenageia o profissional de biologia por proteger a sociedade, ao agir no controle de epidemias e doenças.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo quinta-feira, 20/01/22 Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo O alimento é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico ...
Dia do Farmacêutico: profissional realiza análise laboratorial de material suspeito de doença quinta-feira, 20/01/22 Dia do Farmacêutico: profissional realiza análise laboratorial de material suspeito de doença O Dia do Farmacêutico, celebrado nesta quinta-feira, 20 de janeiro, visa reconhecer este importante ...
Inscrição para o evento “Dia de Campo: uma tarde com o QMA" é até dia 21 de janeiro quarta-feira, 19/01/22 Inscrição para o evento “Dia de Campo: uma tarde com o QMA” é até dia 21 de janeiro O “Dia de Campo: uma tarde com o QMA” tem a finalidade de discutir ...
Sindafa-MG firma convênios para beneficiar os filiados e os dependentes terça-feira, 18/01/22 Sindafa-MG firma convênios para beneficiar os filiados e os dependentes Com o objetivo de viabilizar projetos de interesse dos filiados e de seus dependentes, ...
Converse com o Sindafa
Skip to content