Dia da Avicultura: uma das práticas agropecuárias mais importante para o Brasil
Neste sábado, 28 de agosto, é celebrado o Dia da Avicultura, que é a criação de aves para produção de alimentos, como carnes e ovos, seja para consumo próprio, ou para comercialização.
O frango e a galinha se destacam nesta cultura, mas também fazem parte os avestruzes, codornas, gansos, marrecos, patos, perus e derivados. As aves se dividem em duas áreas: a de corte, que são levadas ao abate, e a de postura, destinadas à produção de ovos.
A avicultura, em relação ao complexo de proteína animal, é considerada a atividade econômica mais organizada, dinâmica e tecnológica, ou seja, uma das práticas do agronegócio mais importante para o Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, o país é o maior exportador de carne de frango do mundo, e terceiro maior produtor global.
Por intermédio da implantação de planos de biosseguridade na cadeia de produção industrial, que objetivam a sanidade e bem-estar das aves, o produto alimentício chega ao mercado para atender o consumidor que, cada vez mais, preza pelo alimento de qualidade e pela segurança alimentar.
Diante desse cenário, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão que fiscaliza os empreendimentos avícolas em Minas Gerais. Os fiscais estaduais estão atentos às ações sanitárias preventivas que são necessárias para garantir boas práticas de produção. Essas condutas visam a preservação do meio ambiente e da saúde pública, bem como o desenvolvimento do agronegócio no estado.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.