Assembleia Geral aprova por unanimidade a prestação de contas de 2020
O relatório de prestação de contas, referente ao exercício de 2020, do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em 13 de agosto de 2021, de modo remoto.
A Assembleia, que contou com a participação de mais de 70 fiscais filiados, também deliberou sobre o relatório de atividades executadas no ano passado pela Diretoria Executiva, parecer do Conselho Fiscal, bem como o planejamento de atividades de 2021. Esses assuntos foram previamente pautados por meio do edital de convocação.
A presidente do Sindafa-MG, Moisa Medeiros Lasmar, realizou a abertura da reunião, deu boas-vindas aos filiados, e apresentou a pauta de ordem do dia. Na sequência passou a palavra à 1ª tesoureira do sindicato, Kátia Letícia de Carvalho, que explicou as entradas e saídas financeiras, os principais gastos fixos e variáveis incorridos, e comunicou que as contas já foram aprovadas pelo Conselho Fiscal. Como nenhum filiado se manifestou de forma contrária, a prestação de contas foi aprovada por todos os participantes.
Ações sindicais
Logo após, a também presidente da reunião, Moisa, destacou os principais acontecimentos de 2020, como a greve geral pela valorização dos fiscais da carreira agropecuária, investimento em pastas de escritório, máscaras de proteção facial, cartões de visita, e na contratação de uma Assessoria de Comunicação especializada em mídias digitais.
Medeiros, ao continuar nos informes das atividades realizadas ao longo do ano, explicou a participação efetiva do Sindafa-MG na reforma da previdência social, situação em que logrou êxito em algumas emendas que reduziram os prejuízos para a classe. Também mencionou sobre a participação do sindicato em diversas audiências públicas e privadas, na Assembleia Legislativa (ALMG) e Secretarias Estaduais, como a da Agricultura (Seapa) e de Planejamento (Seplag).
Ao abrir para perguntas, os fiscais Camilo Geovane e Tatiana Oliveira questionaram sobre a reforma da previdência social, assim como a adesão à uma previdência complementar. Já a Fabiana Pierini, opinou sobre a continuidade da publicação da revista periódica em 2021, pois julga ser um importante meio de divulgação das ações dos fiscais, o que fortalece a classe e impacta diretamente os produtores rurais.
Assessoria de Comunicação e Consultoria Jurídica
Em seguida, Lasmar passou a palavra para o novo assessor de Comunicação do Sindafa-MG, Filipe Diniz, que explanou sobre o planejamento estratégico adotado de atuação em ambiente on-line, o que inclui a produção e divulgação de conteúdo informativo nas mídias sociais e no recém-lançado site institucional.
O jornalista também apresentou o relevante crescimento da base de seguidores, interação e engajamento dos usuários nas plataformas. Os expressivos números de acessos e de visualizações de páginas do site também corroboraram para a conquista positiva dessas métricas.
Posteriormente, Moisa passou a palavra ao advogado e consultor previdenciário do Sindafa-MG, Dr. Abelardo Sapucaia, que esclareceu dúvidas a respeito da adesão à previdência complementar, e sobre a reforma da previdência aprovada em 2020. Como vários questionamentos foram levantados pelos sindicalizados, o agendamento de uma reunião específica sobre aposentadoria será realizado, conforme sugestão da fiscal Vivianne Cury.
Participação dos filiados
A vice-presidente, Priscila Presotti, e a diretora de Relações Institucionais do sindicato, Marcela Lage, destacaram que esta Assembleia é a primeira a ser realizada de modo virtual, e explanaram sobre a necessária participação construtiva dos filiados nas atividades do sindicato, assim como em audiências públicas, atos e manifestações on-line, relacionados ao quadro de servidores públicos de Minas Gerais.
Já a diretora de Relações Públicas, Juliana Galvão, defendeu a promoção contínua da comunicação das ações relacionadas às fiscalizações e inspeções executadas pelos fiscais.
A reunião prosseguiu com assuntos gerais e, ao final, a presidente a encerrou agradecendo a presença dos associados, e ressaltou que os servidores estão mais unidos, e atualmente também têm o apoio de outras classes sindicais, com o intuito de cobrar o devido reconhecimento da carreira fiscal agropecuária, por parte das autoridades governamentais.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.