SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais do IMA atuam sobre o comércio de cachaças clandestinas
segunda-feira, 16/08/21 09:01

Fiscais do IMA atuam sobre o comércio de cachaças clandestinas

Fiscais do IMA atuam sobre o comércio de cachaças clandestinas
📸: Divulgação/Sindafa-MG


A equipe de fiscalização da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (GIV), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), tem fiscalizado regularmente o comércio de cachaças e aguardente de cana-de-açúcar clandestinas em Minas Gerais.

Motivadas pelo crescente número de produtores mineiros registrados, essas ações fiscais têm o objetivo de coibir a comercialização de produtos potencialmente nocivos à saúde, visando o fornecimento de um produto seguro e de qualidade ao consumidor.

Segundo a fiscal assistente agropecuária da GIV, Tatiana Pinheiro, essas bebidas podem ser apreendidas pelos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do IMA, caso não apresentem no rótulo o número de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O registro representa a adoção de boas práticas de fabricação de produtos, pelos produtores do agronegócio. A garantia da qualidade e identidade do produto, bem como o atendimento à legislação quanto aos aspectos tecnológicos e higiênico-sanitários na cadeia de produção, devem ser permanentes para a oferta de produtos íntegros ao mercado consumidor”, explica a fiscal.

A produção de cachaça e aguardente no Estado tem importante papel social, econômico e histórico. Minas Gerais é responsável por cerca de 50% de toda a cachaça produzida em alambiques no Brasil. Essa valorização também implica geração de renda e emprego para os mineiros, isto é, um ambiente de negócios saudável para a sociedade.

Denúncia

O cidadão que encontrar uma produção suspeita, seja por falta de cuidados com a higiene ou por questões ambientais, deve realizar a denúncia por meio do e-mail ima@ima.mg.gov.br, ou preencher o formulário “Fale Conosco” do Instituto Mineiro de Agropecuária, presente na página ima.mg.gov.br/atendimento/fale-conosco.

O responsável pela Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Lucas Guimarães, incentiva as pessoas a denunciarem qualquer cachaça sem rótulo e sem registro no Mapa que tenham conhecimento.

“A cachaça é uma bebida presente na vida dos mineiros, seja para beber ou utilizar como ingrediente na culinária. Portanto, o uso de um produto sem procedência pode comprometer a saúde de quem o consome”, alerta o fiscal agropecuário do IMA.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Converse com o Sindafa
Skip to content