Dia Nacional dos Direitos Humanos: saúde e bem-estar são valores sociais inalienáveis
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Esse é o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1948.
Neste Dia Nacional dos Direitos Humanos, 12 de agosto, celebra-se a liberdade, justiça e a paz no mundo, fundamentos estabelecidos nesta Declaração da ONU. O documento ainda reconhece que todo ser humano tem capacidade de gozar desses valores, sem distinção de raça, língua, origem social, riqueza ou qualquer outra condição.
Por esta perspectiva, ter um padrão de vida capaz de garantir saúde e bem-estar à família, assim como alimentação e cuidados médicos, também é um direito protegido pelo império da lei na regulação de uma sociedade.
Entende-se então que adotar hábitos e costumes saudáveis, como o cuidado rotineiro com o corpo e com a mente, proporcionam saúde e bem-estar às pessoas. Neste sentido, uma alimentação equilibrada e de qualidade, rica em nutrientes, deve beneficiar ainda mais.
Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é um órgão público de defesa sanitária animal e vegetal, que atua na inspeção e certificação de produtos agropecuários. Desse modo, a instituição contribui para a proteção da saúde pública, garantindo produtos alimentícios saudáveis para o consumo de todos os brasileiros.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.