SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento
quarta-feira, 11/08/21 19:08

Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento

Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento
📸: Divulgação/Sindafa-MG


Neste 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante. A data faz referência a um direito básico de qualquer cidadão, que é o de buscar conhecimento por meio dos estudos. Neste sentido, a educação é vista como a base para a formação de uma sociedade sólida, por proporcionar ensino qualificado nas escolas, tanto para formação pessoal, quanto profissional.  

O Dia do Estudante foi instituído em 11 de agosto de 1927, na data de comemoração dos 100 anos de fundação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco; e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

No entanto, em 1918, quase dez anos antes, o Instituto de Hygiene de São Paulo lançou um modelo de educação voltado à área sanitária e higienista. Trata-se de um processo educativo, no contexto da saúde, que utiliza diferentes meios de comunicação para a difusão contínua do conhecimento.

Esta mesma metodologia pedagógica está inserida na prestação de serviço do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sobretudo nos programas de prevenção, controle e erradicação de doenças e pragas que acometem os animais e as lavouras. Esta ação é de suma importância econômica, social e ambiental para a pecuária e a agricultura.

Todavia, o projeto Sanitaristas Mirins, implantado pelo IMA em 2003, dissemina informações sobre a agropecuária para professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas no Estado de Minas Gerais. Esses estudantes são importantes aliados, pois atuam em prol de uma educação formadora de cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem.

Nesta perspectiva, a educação e a saúde são compreendidas como dois recursos fundamentais para o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais brasileiros.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Nota de Condolências sexta-feira, 05/04/24 Nota de Condolências É com profundo pesar que recebemos a notícia de que dois colegas fiscais faleceram ...
Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a situação dos servidores estaduais detentores de função pública quarta-feira, 03/04/24 Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a aposentadoria dos servidores estaduais detentores de função pública Documento trata da situação funcional e previdenciária dos fiscais que ingressaram no IMA sem ...
Converse com o Sindafa
Skip to content