SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento
quarta-feira, 11/08/21 19:08

Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento

Dia do Estudante: difusão contínua do conhecimento
📸: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Neste 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante. A data faz referência a um direito básico de qualquer cidadão, que é o de buscar conhecimento por meio dos estudos. Neste sentido, a educação é vista como a base para a formação de uma sociedade sólida, por proporcionar ensino qualificado nas escolas, tanto para formação pessoal, quanto profissional.  

O Dia do Estudante foi instituído em 11 de agosto de 1927, na data de comemoração dos 100 anos de fundação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco; e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

No entanto, em 1918, quase dez anos antes, o Instituto de Hygiene de São Paulo lançou um modelo de educação voltado à área sanitária e higienista. Trata-se de um processo educativo, no contexto da saúde, que utiliza diferentes meios de comunicação para a difusão contínua do conhecimento.

Esta mesma metodologia pedagógica está inserida na prestação de serviço do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sobretudo nos programas de prevenção, controle e erradicação de doenças e pragas que acometem os animais e as lavouras. Esta ação é de suma importância econômica, social e ambiental para a pecuária e a agricultura.

Todavia, o projeto Sanitaristas Mirins, implantado pelo IMA em 2003, dissemina informações sobre a agropecuária para professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas no Estado de Minas Gerais. Esses estudantes são importantes aliados, pois atuam em prol de uma educação formadora de cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem.

Nesta perspectiva, a educação e a saúde são compreendidas como dois recursos fundamentais para o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais brasileiros.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado terça-feira, 16/07/24 Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, ...
Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira segunda-feira, 15/07/24 Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira Nesta segunda-feira (15/07) é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista. A ocasião destaca o ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Artigo – Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrutis Introdução Recentemente, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos hábitos alimentares ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo