SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Dia da Equoterapia: médico-veterinário participa ativamente do projeto terapêutico
segunda-feira, 09/08/21 11:01

Dia da Equoterapia: médico-veterinário participa ativamente do projeto terapêutico

Dia da Equoterapia: médico-veterinário participa ativamente do projeto terapêutico
📸: Divulgação/Sindafa-MG


Terapia para aperfeiçoamento da força muscular, coordenação motora e do equilíbrio, por intermédio do andar a cavalo. Esse é o objetivo da equoterapia, celebrada neste 9 de agosto no Brasil.

A terapêutica consiste na utilização do animal para auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de pessoas que possuem algum tipo de restrição física ou mental. A prática também promove ao paciente o lazer, bem-estar social e a atividade esportiva, por meio da equitação.

O médico-veterinário é um dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar de equoterapeutas, juntamente com, por exemplo, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e instrutores de montaria equestre.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o profissional da classe deve participar do desenvolvimento e acompanhamento do projeto terapêutico indicado. Ele tem o papel de orientar, informar e ensinar os cuidados básicos de saúde com os animais, assim como da condição higiene-sanitária das instalações.

Em 2019, a Lei Federal nº 13.830/2019 regulamentou a equoterapia como método de reabilitação, em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde e educação, voltado ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

A legislação também destacou que, para operar, os centros equoterápicos necessitam de alvará de funcionamento expedido pelas Agências de Vigilância Sanitária, e que os cavalos sejam submetidos regularmente a inspeções veterinárias.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo