5. Dia da Equoterapia: médico-veterinário participa ativamente do projeto terapêutico
segunda-feira, 09/08/21

Terapia para aperfeiçoamento da força muscular, coordenação motora e do equilíbrio, por intermédio do andar a cavalo. Esse é o objetivo da equoterapia, celebrada neste 9 de agosto no Brasil.

A terapêutica consiste na utilização do animal para auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de pessoas que possuem algum tipo de restrição física ou mental. A prática também promove ao paciente o lazer, bem-estar social e a atividade esportiva, por meio da equitação.

O médico-veterinário é um dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar de equoterapeutas, juntamente com, por exemplo, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e instrutores de montaria equestre.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o profissional da classe deve participar do desenvolvimento e acompanhamento do projeto terapêutico indicado. Ele tem o papel de orientar, informar e ensinar os cuidados básicos de saúde com os animais, assim como da condição higiene-sanitária das instalações.

Em 2019, a Lei Federal nº 13.830/2019 regulamentou a equoterapia como método de reabilitação, em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde e educação, voltado ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

A legislação também destacou que, para operar, os centros equoterápicos necessitam de alvará de funcionamento expedido pelas Agências de Vigilância Sanitária, e que os cavalos sejam submetidos regularmente a inspeções veterinárias.