5. Dia Nacional da Saúde: sanitaristas agropecuários garantem bem-estar social
quinta-feira, 05/08/21

Dia Nacional da Saúde: sanitaristas agropecuários garantem bem-estar social

Conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, de modo a promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem-estar da população brasileira. Esta é a finalidade do Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, 5 de agosto.

A data remete ao dia de nascimento de Oswaldo Cruz, importante médico sanitarista nascido em 1872, o qual combateu epidemias que acometeram o Brasil no início do século XX, como a febre amarela e a varíola, por exemplo.

Pode-se entender que ter saúde não significa apenas a ausência de doenças e, sim, ter hábitos e costumes saudáveis, como o cuidado rotineiro com o corpo e com a mente. Uma alimentação equilibrada e de qualidade, rica em nutrientes, também beneficia o ser humano e os animais.

Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é um órgão público de defesa sanitária animal e vegetal. Ele atua na inspeção e certificação de produtos agropecuários, assim como na educação sanitária. Desse modo, a instituição contribui para a proteção da saúde pública e conservação do meio ambiente.

Neste sentido, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), entidade sindical de defesa e valorização das carreiras de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, parabeniza os profissionais da área da saúde pela ética, integridade e responsabilidade, alicerces fundamentais para a condução e gestão da política pública em prol da sociedade.