Raiva animal é controlada em Arcos, Córrego Dantas, Iguatama e Pains por meio da captura de morcegos
Há exatos três anos, nesta #fbf (sexta-feira da retrospectiva) é recordada a ação fiscal da Coordenadoria Regional de Bom Despacho, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no controle do foco de raiva animal nos municípios de Arcos, Córrego Dantas, Iguatama e Pains.
Em 30 de julho de 2018, uma força-tarefa foi iniciada na região para a captura de Morcegos Hematófagos (que se alimentam de sangue). Áreas de foco foram vistoriadas, com a captura de 210 morcegos da espécie “Desmodus rotundus“, que estavam espalhados em 11 abrigos, como cavernas e casas abandonadas.
O mamífero é o principal transmissor da raiva animal, uma zoonose perigosa e letal em diversos animais. Por isso, a importância do controle da população desses morcegos, com o intuito de se evitar possíveis mortes de rebanhos e, consequentemente, que a doença da raiva atinja os humanos.
Nesta operação, a equipe do IMA contou com o apoio do coordenador de trabalho de campo no Controle dos Morcegos Hematófagos (CMH), Jomar Zatti, do ex-chefe do Escritório Seccional de Iguatama, Adeir Adelino, dos fiscais assistentes agropecuários dos Escritórios de Luz e Ubá, Adauto Menezes e Heliomar Silva, bem como do Auxiliar Operacional de Pará de Minas, José Antônio de Souza.
Esta publicação é uma homenagem da equipe de Controle da Raiva do Instituto Mineiro de Agropecuária ao fiscal Adeir Adelino, falecido em maio deste ano por complicações causadas pela Covid-19.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.