5. Dia do Agricultor: um dos profissionais mais importantes para a sociedade global
quarta-feira, 28/07/21

“Enfrentando dificuldades, tormentos e superando desafios, os agricultores geram fomento, alimento e garantem o sustento”. Essa poesia, do jornalista Rafael Nolêto, muito representa esses profissionais que se dedicam ao cultivo dos produtos da terra.

O Dia do Agricultor, celebrado neste 28 de julho, homenageia o técnico responsável pelo manejo de diversos tipos de plantações, da semeadura à colheita, e pelo cuidado com os animais. Lidar com as peculiaridades do campo, como a sazonalidade, clima e pragas no plantio faz parte da atribulada rotina diária de atividades.

Devido à necessidade humana de se alimentar, por meio de vegetais e proteína animal, historicamente é uma das profissões mais antigas do mundo. É dever do agricultor produzir alimentos saudáveis, assim como evitar perdas na lavoura. Dessa forma, ele alimenta e nutre toda a população do globo terrestre.

Neste sentido, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público responsável pela política de defesa sanitária agropecuária, contribui para a preservação da saúde pública das pessoas em Minas Gerais. A instituição também visa o apoio à agroindústria familiar e o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), entidade sindical que representa legalmente os fiscais do IMA, parabeniza os agricultores e os deseja muitas realizações, e que elas rendam prosperidade e felicidade por hectare!