SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses
terça-feira, 06/07/21 10:01

Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses

Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses
📸: Divulgação/Sindafa-MG


Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são problemas de saúde pública, pelo fato de infectarem pessoas que ingerem alimentos ou água contaminados por bactérias, vírus e parasitas. Este é o alerta neste 6 de julho, Dia Mundial das Zoonoses.

Neste contexto, das enfermidades de origem alimentar, causadas perante à interação entre os humanos e os animais, destaca-se o complexo teníase-cisticercose, pela elevada mortalidade ocasionada pelas formas adultas dos vermes tênia solium e saginata.

Na hipótese do humano comer salada crua ou mal lavada, que contenha larvas desses parasitários, poderá ter a tênia (verme adulto) no estômago. E caso ele consuma carne crua ou mal passada, com os respectivos ovos, arriscar-se-á a ter os cistos. Ou seja, o homem é o hospedeiro definitivo na teníase, bem como o intermediário na cisticercose.

Por este ponto de vista, a inspeção médica-veterinária nas indústrias de abate é fundamental no controle da doença. Frigoríficos que abatem bovinos e suínos de modo clandestino, corroboram para a disseminação desta zoonose, também de ordem econômica.

Em Minas Gerais, a vigilância epidemiológica do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acompanha os casos suspeitos de DTA. As ocorrências estão relacionadas às condições impróprias de saneamento e práticas inadequadas de higiene pessoal e alimentar, que geralmente não atendem aos padrões de qualidade da legislação em vigor.

Contudo, no intuito de assistir a população com informações úteis, veja a seguir algumas dicas de prevenção, para auxiliá-la no combate da transmissão do complexo teníase-cisticercose:

-Compre alimentos com selo de inspeção sanitária;
-Cozinhe bem as carnes;
-Lave muito bem as frutas, legumes e verduras;
-Higienize as mãos antes de preparar os alimentos e no momento da refeição;
-Utilize somente água de fonte limpa.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content