SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses
terça-feira, 06/07/21 10:01

Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses

Inspeção médica-veterinária contribui para o controle de zoonoses
📸: Divulgação/Sindafa-MG


Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são problemas de saúde pública, pelo fato de infectarem pessoas que ingerem alimentos ou água contaminados por bactérias, vírus e parasitas. Este é o alerta neste 6 de julho, Dia Mundial das Zoonoses.

Neste contexto, das enfermidades de origem alimentar, causadas perante à interação entre os humanos e os animais, destaca-se o complexo teníase-cisticercose, pela elevada mortalidade ocasionada pelas formas adultas dos vermes tênia solium e saginata.

Na hipótese do humano comer salada crua ou mal lavada, que contenha larvas desses parasitários, poderá ter a tênia (verme adulto) no estômago. E caso ele consuma carne crua ou mal passada, com os respectivos ovos, arriscar-se-á a ter os cistos. Ou seja, o homem é o hospedeiro definitivo na teníase, bem como o intermediário na cisticercose.

Por este ponto de vista, a inspeção médica-veterinária nas indústrias de abate é fundamental no controle da doença. Frigoríficos que abatem bovinos e suínos de modo clandestino, corroboram para a disseminação desta zoonose, também de ordem econômica.

Em Minas Gerais, a vigilância epidemiológica do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acompanha os casos suspeitos de DTA. As ocorrências estão relacionadas às condições impróprias de saneamento e práticas inadequadas de higiene pessoal e alimentar, que geralmente não atendem aos padrões de qualidade da legislação em vigor.

Contudo, no intuito de assistir a população com informações úteis, veja a seguir algumas dicas de prevenção, para auxiliá-la no combate da transmissão do complexo teníase-cisticercose:

-Compre alimentos com selo de inspeção sanitária;
-Cozinhe bem as carnes;
-Lave muito bem as frutas, legumes e verduras;
-Higienize as mãos antes de preparar os alimentos e no momento da refeição;
-Utilize somente água de fonte limpa.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Atenção novos fiscais concursados do IMA: conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação sexta-feira, 09/02/24 Atenção novos fiscais concursados do IMA! Conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação Amparado na ...
Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária quinta-feira, 08/02/24 Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária Reunião acontecerá no dia 21/02/24, às 17h30, pelo Google Meet O Sindicato dos Fiscais ...
Converse com o Sindafa
Skip to content