Dia do Químico: profissional assegura o controle sanitário dos alimentos
Desenvolver técnicas para transformar os materiais encontrados na natureza em produtos físicos. Esta é a atuação do profissional químico, que tem o dia celebrado neste 18 de junho.
Segundo o Conselho Federal de Química, esses profissionais têm o compromisso de garantir a oferta de bons produtos e serviços à sociedade, dentro da infinidade de possibilidades tecnológicas oferecidas pela química nos tempos atuais.
Por meio do avanço científico, os químicos propiciam o bem-estar da sociedade, ao desenvolverem alimentos, medicamentos e itens de higiene, tanto para melhorar a qualidade de vida dos consumidores, quanto para diminuir os impactos desses produtos no meio ambiente.
Dessa forma, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) reconhece e valoriza os técnicos e graduados em química pela versatilidade de atividades que executam, que compreende a indústria petroquímica, polímeros, tintas, tratamentos de água e esgoto, e tantas outras.
Na fiscalização agropecuária, em Minas Gerais, a atuação do químico e do técnico em química é efetuada majoritariamente na realização de ensaios e análises químicas, físico-químicas, bioquímicas, bromatológicas e microbiológicas em amostras de produtos e subprodutos destinados à alimentação humana, análises de agrotóxicos em hortícolas e na fiscalização de cachaça e aguardente de cana.
Esses especialistas integram-se ainda às equipes responsáveis por avaliações e auditorias realizadas nos laboratórios credenciados, realizando a operação e manutenção de equipamentos utilizados, além de implementar e manter sistemas de gestão da qualidade nos laboratórios.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.