SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública
sexta-feira, 11/06/21 16:31

Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública

Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública
📸: Divulgação


Educar a população para prevenir riscos à saúde. Este é o objetivo do profissional sanitarista, ocasião em que comemora-se, neste 11 de junho, o “Dia do Educador Sanitário”.

No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a educação sanitária é vista como uma atividade estratégica, que tem o intuito de promover a participação e inclusão da sociedade, bem como dos setores agropecuários, no cumprimento da defesa sanitária animal e vegetal.

O processo educativo objetiva a mudança de hábitos, com foco em desenvolver o sentido de responsabilidade sustentável, individual e coletiva na população. Neste sentido, a pedagogia contribui para as mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras dos consumidores, produtores rurais, industriários e demais públicos.

Em Minas Gerais, as ações previstas nos programas nacionais de defesa animal são de responsabilidade do IMA. Cartilhas educativas, sobre as doenças transmitidas dos animais aos homens, são distribuídas nos escritórios administrativos municipais, cooperativas e associações, além de eventos e palestras do agronegócio, com o intuito de difundir conhecimento.

Em relação à defesa vegetal, também cabe ao Instituto a coordenação do trabalho destinado a preservar a sanidade na agricultura. As práticas incluem medidas de vigilância e fiscalização aplicadas em várias etapas do processo produtivo agrícola. Informativos sobre as enfermidades que atingem as lavouras são produzidos e divulgados.

O IMA ainda realiza palestras educativas sobre os temas ligados à educação sanitária, defesa e inspeção agropecuária, certificação agroindustrial e proteção ao meio ambiente. Esses encontros regularmente contam com a presença de produtores rurais, agricultores familiares, professores, alunos, donas de casa, entre outras pessoas interessadas.

Nesta perspectiva, o programa Sanitaristas Mirins, que é voltado ao público infantil, complementa as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária sobre as atividades educacionais empreendidas em prol da defesa da saúde pública. O projeto tem a finalidade de ensinar as crianças sobre a prevenção de doenças oriundas de animais e vegetais, inspeção higiênico-sanitária, certificação de boas práticas agrícolas, assim como a conservação do meio ambiente.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content