SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública
sexta-feira, 11/06/21 16:31

Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública

Dia do Educador Sanitário: conhecimento para proteção da saúde pública
📸: Divulgação


Educar a população para prevenir riscos à saúde. Este é o objetivo do profissional sanitarista, ocasião em que comemora-se, neste 11 de junho, o “Dia do Educador Sanitário”.

No Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a educação sanitária é vista como uma atividade estratégica, que tem o intuito de promover a participação e inclusão da sociedade, bem como dos setores agropecuários, no cumprimento da defesa sanitária animal e vegetal.

O processo educativo objetiva a mudança de hábitos, com foco em desenvolver o sentido de responsabilidade sustentável, individual e coletiva na população. Neste sentido, a pedagogia contribui para as mudanças cognitivas, afetivas e psicomotoras dos consumidores, produtores rurais, industriários e demais públicos.

Em Minas Gerais, as ações previstas nos programas nacionais de defesa animal são de responsabilidade do IMA. Cartilhas educativas, sobre as doenças transmitidas dos animais aos homens, são distribuídas nos escritórios administrativos municipais, cooperativas e associações, além de eventos e palestras do agronegócio, com o intuito de difundir conhecimento.

Em relação à defesa vegetal, também cabe ao Instituto a coordenação do trabalho destinado a preservar a sanidade na agricultura. As práticas incluem medidas de vigilância e fiscalização aplicadas em várias etapas do processo produtivo agrícola. Informativos sobre as enfermidades que atingem as lavouras são produzidos e divulgados.

O IMA ainda realiza palestras educativas sobre os temas ligados à educação sanitária, defesa e inspeção agropecuária, certificação agroindustrial e proteção ao meio ambiente. Esses encontros regularmente contam com a presença de produtores rurais, agricultores familiares, professores, alunos, donas de casa, entre outras pessoas interessadas.

Nesta perspectiva, o programa Sanitaristas Mirins, que é voltado ao público infantil, complementa as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária sobre as atividades educacionais empreendidas em prol da defesa da saúde pública. O projeto tem a finalidade de ensinar as crianças sobre a prevenção de doenças oriundas de animais e vegetais, inspeção higiênico-sanitária, certificação de boas práticas agrícolas, assim como a conservação do meio ambiente.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content