SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Dia Mundial da Acreditação: IMA certifica a cachaça e produtos orgânicos em MG
quarta-feira, 09/06/21 08:01

Dia Mundial da Acreditação: IMA certifica a cachaça e produtos orgânicos em MG

Dia Mundial da Acreditação: IMA certifica a cachaça e produtos orgânicos em MG
📸: Divulgação


Acreditação é uma ferramenta de escala internacional que valida a competência de um laboratório ou organismo, seja de inspeção ou de certificação, para desenvolver as atividades de avaliação da conformidade. Isso de acordo com normas, métodos e processos padronizados.

Neste 9 de junho, Dia Mundial da Acreditação, destaca-se a confiança dos consumidores, compradores, produtores e industriários na qualidade e segurança dos produtos certificados pelas entidades acreditadas, principalmente os alimentícios.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem a chancela de Organismo Certificador de Produto (OCP), concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), única instituição oficial acreditadora do Brasil. Em Minas Gerais, ele tem o apoio do seu órgão delegado executor, o Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG).

Essa acreditação permite ao IMA certificar produtos agropecuários e orgânicos, além de laboratórios que realizam ensaios em produtos alimentares, com base em princípios internacionais, considerados de grande confiabilidade.

Cachaça e aguardente

A certificação da cachaça e aguardente mineira baseia-se em boas práticas de produção, gestão da propriedade rural, preservação ambiental, além de primar pela qualidade do produto final.

Os produtores rurais, associações e cooperativas estão assegurados de que o produto certificado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária também promove melhores oportunidades de comercialização nos mercados nacional e internacional.

O produtor interessado em certificar a sua produção orgânica pode solicitar o ingresso no programa de Certificação. Mais informações por meio do e-mail gec@ima.mg.gov.br.

Laboratório de Saúde Animal

Minas Gerais é pioneiro e um dos poucos estados brasileiros que possui laboratórios próprios para apoio à fiscalização agropecuária. O Laboratório de Saúde Animal (LSA) realiza o diagnóstico de várias doenças que podem acometer a saúde da população e do rebanho mineiro.

Dessa forma, ele direciona as ações de fiscalização no controle de enfermidades, que fazem parte dos programas oficiais de defesa sanitária executadas pelo IMA.

O LSA ainda faz parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Atenção novos fiscais concursados do IMA: conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação sexta-feira, 09/02/24 Atenção novos fiscais concursados do IMA! Conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação Amparado na ...
Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária quinta-feira, 08/02/24 Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária Reunião acontecerá no dia 21/02/24, às 17h30, pelo Google Meet O Sindicato dos Fiscais ...
Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG segunda-feira, 05/02/24 Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG Colegiado emitiu parecer favorável à aprovação do relatório apresentado pela Diretoria Executiva, por unanimidade ...
Converse com o Sindafa
Skip to content