Dia Mundial da Acreditação: IMA certifica a cachaça e produtos orgânicos em MG
Acreditação é uma ferramenta de escala internacional que valida a competência de um laboratório ou organismo, seja de inspeção ou de certificação, para desenvolver as atividades de avaliação da conformidade. Isso de acordo com normas, métodos e processos padronizados.
Neste 9 de junho, Dia Mundial da Acreditação, destaca-se a confiança dos consumidores, compradores, produtores e industriários na qualidade e segurança dos produtos certificados pelas entidades acreditadas, principalmente os alimentícios.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem a chancela de Organismo Certificador de Produto (OCP), concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), única instituição oficial acreditadora do Brasil. Em Minas Gerais, ele tem o apoio do seu órgão delegado executor, o Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG).
Essa acreditação permite ao IMA certificar produtos agropecuários e orgânicos, além de laboratórios que realizam ensaios em produtos alimentares, com base em princípios internacionais, considerados de grande confiabilidade.
Cachaça e aguardente
A certificação da cachaça e aguardente mineira baseia-se em boas práticas de produção, gestão da propriedade rural, preservação ambiental, além de primar pela qualidade do produto final.
Os produtores rurais, associações e cooperativas estão assegurados de que o produto certificado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária também promove melhores oportunidades de comercialização nos mercados nacional e internacional.
O produtor interessado em certificar a sua produção orgânica pode solicitar o ingresso no programa de Certificação. Mais informações por meio do e-mail gec@ima.mg.gov.br.
Laboratório de Saúde Animal
Minas Gerais é pioneiro e um dos poucos estados brasileiros que possui laboratórios próprios para apoio à fiscalização agropecuária. O Laboratório de Saúde Animal (LSA) realiza o diagnóstico de várias doenças que podem acometer a saúde da população e do rebanho mineiro.
Dessa forma, ele direciona as ações de fiscalização no controle de enfermidades, que fazem parte dos programas oficiais de defesa sanitária executadas pelo IMA.
O LSA ainda faz parte da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.