Dia Mundial da Segurança Alimentar alerta sobre possíveis riscos à saúde pública
Alguns alimentos podem apresentar perigo às pessoas, se, por exemplo, contiverem bactérias, toxinas ou resíduos de agrotóxicos ao serem ingeridos. E com o intuito de auxiliar na prevenção e gerenciamento dos riscos de saúde, a Organização das Nações Unidas proclamou o Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado neste 7 de junho.
Alimentação de qualidade, nutritiva e em quantidade suficiente é direito de todos os consumidores. Por este motivo, a gestão da conformidade de alimentos é muito importante para a saúde pública. E, ainda, para o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico.
Em Minas Gerais, cabe ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a coordenação do trabalho destinado a preservar a sanidade na agropecuária. As atividades realizadas incluem medidas de vigilância e fiscalização do processo produtivo agrícola, pecuário e industrial, desde a seleção da matéria-prima, até a distribuição logística.
Dessa forma, a defesa sanitária vegetal tem o objetivo de controlar e erradicar pragas danosas às lavouras mineiras. Já a defesa sanitária animal tem a finalidade de controlar e erradicar doenças prejudiciais aos rebanhos mineiros. E a inspeção de produtos, a fim de garantir a inocuidade dos alimentos que chegam à mesa da população mineira.
Assim, Minas segue em conformidade com os preceitos da conservação do meio ambiente e da saúde pública. Atento a isso, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza os agricultores, pecuaristas e industriários por produzirem alimentos que asseguram os aspectos higiênico-sanitários necessários para a manutenção da saúde da população brasileira.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.