Dia Mundial do Leite incentiva o consumo do produto alimentício
Neste 1° de junho é celebrado o Dia Mundial do Leite. Data integrante da Organização das Nações Unidas, para a Agricultura e Alimentação, tem como objetivo incentivar o consumo mundial de leite, bem como dos produtos alimentícios derivados, principalmente, pelas crianças, adolescentes e idosos.
O leite é um alimento rico em proteína e carboidrato, considerado a principal fonte de cálcio para a nutrição humana. Por esse motivo, muito contribui para a saúde dos ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose e o diabetes tipo 2.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, atrás apenas do da Índia. Cerca de 70 milhões de animais são utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas e bezerras. A produção atual está em torno de 33,6 bilhões de litros anuais.
Com produção por volta de 9 bilhões de litros por ano, Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país. O estado responde por aproximadamente 26% do volume nacional, e ainda se destaca na produção e exportação de queijos artesanais, de acordo com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Atento à melhoria de práticas alimentares saudáveis pela sociedade civil, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza os produtores mineiros de leite e derivados pelo importante alimento que fabricam.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.