SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais do IMA e da Vigilância Sanitária notificam indústria com surto de Covid-19
quarta-feira, 19/05/21 07:59

Fiscais do IMA e da Vigilância Sanitária notificam indústria com surto de Covid-19

Fiscais do IMA e da Vigilância Sanitária notificam indústria com surto de Covid-19
📸: Divulgação


Em ação fiscal de apoio, solicitada pela Vigilância Sanitária (Visa) de Inhaúma, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no dia 07/05, prestou atendimento após surto de Covid-19 em indústria de carnes do município, que é integrante da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Cem por cento dos funcionários da empresa alimentícia registrada no IMA foram testados. Na ocasião, 39 testaram positivos, de um total de 60 colaboradores, ou seja, 65% do quadro de pessoal estava infectado por coronavírus. Todos foram afastados das suas atividades.

Segundo a fiscal agropecuária da Coordenadoria Regional de Belo Horizonte, Isabela Oliveira, a indústria foi notificada a cumprir integralmente a Nota Técnica 69/SES/COES/Minas Covid-19/2020, que estabelece medidas de controle sanitário.

“De imediato foi instruído a higienização das embalagens, dedetização total do estabelecimento, troca mais frequente das máscaras de proteção respiratória, e utilização de álcool gel em todos os setores. O intuito é conter a transmissão e prevenir a disseminação do vírus”, explicou a médica-veterinária do IMA.

A atuação compartilhada entre os órgãos fiscalizadores ainda teve o objetivo de avaliar o cumprimento do Plano de Mitigação de Riscos Sanitários adotado. Não há comprovação científica de que os produtos de origem animal sejam fontes de contaminação, contudo, em casos de hipótese, a recomendação é comunicar o fato ao Instituto Mineiro de Agropecuária. Os contatos das unidades regionais encontram-se na página ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.

A força-tarefa também contou com a participação do fiscal assistente agropecuário do IMA do Escritório Seccional de Sete Lagoas, André Reis, bem como dos representantes da Vigilância Sanitária de Inhaúma, Eudes Francis da Silva Maciel e Aldecir Francisco Luciano.

Fiscalização de produtos alimentícios

Uma das atribuições do Instituto de Agropecuária de Minas Gerais é a fiscalização da produção de produtos de origem animal (carne, leite, ovos, mel, pescado e todos os seus derivados). A finalidade é promover a produção de alimentos que não causem danos à saúde do consumidor.

Com a pandemia do coronavírus, os empregadores dos estabelecimentos registrados no IMA precisaram implementar um Plano de Mitigação, que estabelece medidas de combate à doença, baseado na Nota Técnica Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Desse modo, além dos alimentos continuarem sendo produzidos de forma segura, também há maior proteção aos colaboradores dos estabelecimentos e aos fiscais do IMA. Por passarem longo período de tempo nestes ambientes fechados, estão expostos a mais riscos de contraírem a enfermidade.

Sindafa-MG representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) é a entidade que representa os fiscais da carreira agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ativos e inativos.

O objetivo de atuação da instituição é valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos dos fiscais, bem como coordenar e representar, no âmbito econômico-financeiro, toda a classe, em qualquer nível dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; e em todas as esferas públicas: Municipal, Estadual e Federal.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados quinta-feira, 21/03/24 Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados Em agradecimento ao apoio habitualmente recebido, a Diretoria Executiva confecciona mochila corporativa com a ...
Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA sexta-feira, 15/03/24 Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA Celebrado nesta sexta-feira (15/03), o Dia Mundial do Consumidor tem o objetivo de conscientizar ...
Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça terça-feira, 12/03/24 Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça Fiscalização de combate à prática de adulteração de bebida reduz a circulação de produtos ...
Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher sexta-feira, 08/03/24 Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 08/03. A data, que ...
Converse com o Sindafa
Skip to content