SINDAFAMG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. IMA lança cartilha sobre brucelose para orientar produtor rural
sexta-feira, 16/04/21

IMA lança cartilha sobre brucelose para orientar produtor rural



A brucelose é uma zoonose que afeta a saúde pública e a sanidade animal, além de acarretar perdas econômicas aos produtores rurais. Diante dessa importância, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) lançou, na última semana de março, cartilha com informações úteis sobre a doença.

A cartilha “O que é Brucelose” contém orientações aos produtores para a prevenção da enfermidade. Para obtê-la, basta acessar a página ima.mg.gov.br/comunicados/1562-defesa-vegetal/1894-cartilha-brucelose.

A brucelose é uma doença causada pela bactéria 𝘉𝘳𝘶𝘤𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘢𝘣𝘰𝘳𝘵𝘶𝘴, que afeta principalmente os bovinos (bois) e bubalinos (búfalos), mas também acomete suínos (porcos), caprinos (cabras), ovinos (ovelhas), equinos (cavalos), cães e o homem.

Pelo fato de causar aborto nos animais, a transmissão da brucelose normalmente ocorre pelo contato do animal sadio, com o feto, restos de placenta e secreções de fêmeas gestantes infectadas. Outra forma é a ingestão de água ou pastagem contaminadas pelos materiais excretados pelas fêmeas infectadas.

Nos homens, o contágio pode ocorrer no momento do auxílio ao parto de fêmeas infectadas, por meio do contato direto com o feto, placenta e secreções. Em relação à alimentação, a carne e o leite oriundos de animais positivos também podem transmitir a brucelose, o que pode ser evitado por meio do cozimento, fervura e pasteurização desses produtos.

Diante disso, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários, vacinadores e produtores rurais devem estar muito atentos no manuseio desses animais, além de sempre utilizarem os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, óculos e máscaras, inclusive, no momento da vacinação, para evitar acidentes.

O informativo também ressalta que a vacinação é a melhor forma de prevenir a enfermidade nos animais. Neste sentido, o produtor deve realizá-la uma vez a cada semestre nas fêmeas, a partir de três meses de idade, além de entregar o atestado de vacinação, emitido por médico veterinário, no escritório do IMA mais próximo à propriedade rural.

Uma única dose da vacina contra brucelose é capaz de proteger de 65 a 75% das fêmeas por toda a vida produtiva. Em caso de compra de fêmea jovem, é importante observar se ela possui a marca da vacinação na face esquerda, além de solicitar ao vendedor o atestado negativo do animal para a doença.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

#brucelose #zoonose #vacina #FiscalizacaoAgropecuariaEmAcao #SouFiscalESouSindafa #IMA #fiscalizaçãoagropecuaria #fiscaisagropecuarios #fiscaisagropecuariosmg #agriculturamg #agronegocio #agromg #agrominas #agrobrasil #zootecnia #ciencianoagro #pecuaria #comercioexterior #medvetmg #veterinariomg #biologomg #engenheiroagronomomg #quimicomg #farmaceuticomg #tecnicoagropecuariamg #tecnicoagricolamg #tecnicoemquimicamg #servidoresIma #servidoresmg #governodeminas #eucurtominas #todosporminas

Voltar

Últimas notícias

ver mais
SINDAFA-MG busca apoio às reivindicações da categoria na Assembleia Legislativa sexta-feira, 26/11/21 SINDAFA-MG busca apoio às reivindicações da categoria na Assembleia Legislativa Nesta semana, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do IMA condenam carcaça bovina com lesões de tuberculose miliar quinta-feira, 25/11/21 Fiscais do IMA condenam carcaça de bovino com lesões de tuberculose miliar Durante a fiscalização de abate de bovinos, a equipe da inspeção permanente do frigorífico ...
Sindafa-MG contrata assessor parlamentar para avançar nos acordos firmados com o Governo de Minas quarta-feira, 24/11/21 Sindafa-MG contrata assessor parlamentar para avançar nos acordos firmados com o Governo de Minas O contrato foi assinado em reunião realizada na última sexta-feira, 19/11, na sede do ...
comunicado_13_salario_seplag_2 terça-feira, 23/11/21 Seplag anuncia 13º salário e retomada do passivo de férias-prêmio Boas notícias para os servidores mineiros! ✅ 13° sem atraso e sem parcelamento! Funcionalismo ...
Converse com o Sindafa
Skip to content