SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Trabalho dos fiscais do IMA beneficia saúde e economia
sexta-feira, 29/01/21 11:01

Trabalho dos fiscais do IMA beneficia saúde e economia

📸: Divulgação
sindafa

As ações do Fiscal Agropecuário e Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) favorecem e amparam a sociedade mineira e brasileira.

Veja alguns dos benefícios das fiscalizações realizadas por eles:

-atesta a qualidade e a boa procedência dos alimentos;
-melhora a qualidade dos serviços do agronegócios;
-aumenta a empregabilidade dos mineiros;
-auxilia no crescimento do PIB de Minas Gerais e do Brasil;
-ajuda a qualificar produtos de origem animal e vegetal;
-aumenta a produtividade dos agronegócios.

Agora conheça o campo de atuação dos fiscais:

AGROTÓXICOS

O Fiscal Agropecuário e o Fiscal Assistente Agropecuário são responsáveis pela fiscalização, monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos, impedindo, assim, a circulação de alimentos de origem vegetal danosos à saúde da população mineira.

SEMENTES E MUDAS

Para verificar a qualidade e a comercialização da produção de grãos, os fiscais atuam em todos os estabelecimentos que produzem, comercializam e distribuem sementes e mudas para plantio.

LIVRES DE CONTAMINANTES

Os fiscais controlam os resíduos de antibióticos, e outras drogas de uso veterinário em rebanhos, e garantem que o leite e a carne estejam isentos de contaminantes, evitando a intoxicação e os danos à saúde humana.

AÇÕES DE DEFESA AGROPECUÁRIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

O controle de doenças e a erradicação da Brucelose, Tuberculose, Raiva e Febre Aftosa se dá pelas ações de defesa agropecuária executadas pelos fiscais no campo e pela inspeção de produtos de origem animal realizada pelos fiscais nas indústrias. O objetivo dessas ações é atestar que os alimentos estão saudáveis para o consumo e exportação.

CERTIFICA MINAS

O Projeto Estruturador do Governo do Estado de Minas Gerais, Certifica Minas, é uma ação de qualificação e certificação da produção agropecuária de Minas Gerais. O objetivo é modernizar toda a cadeia produtiva agropecuária, e ampliar o crescimento do agronegócio e das exportações mineiras.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

A educação sanitária é um instrumento para promover a participação e inclusão da sociedade e dos setores agropecuários no cumprimento da defesa sanitária. O objetivo é estimular a mudança de hábitos e desenvolver o sentido de responsabilidade coletiva e individual.

Essa metodologia educativa está inserida no trabalho do IMA, sobretudo nos programas de prevenção, controle e erradicação de doenças que acometem os rebanhos. E, por este motivo, é de grande importância econômica para o produtor rural e pecuária mineira.

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Saiba mais em sindafamg.com.br e siga nossas mídias sociais em @sindafamg!

#FiscalizacaoAgropecuariaEmAcao #SouFiscalESouSindafa #IMA #fiscalizaçãoagropecuaria #fiscaisagropecuarios #fiscaisagropecuariosmg #agriculturamg #agronegocio #agromg #agrominas #agrobrasil #zootecnia #ciencianoagro #pecuaria #comercioexterior #veterinariosmg #medvetmg #biologosmg #tecnicoagropecuaria #servidoresIma #servidoresmg #governodeminas #eucurtominas #todosporminas

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado terça-feira, 16/07/24 Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, ...
Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira segunda-feira, 15/07/24 Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira Nesta segunda-feira (15/07) é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista. A ocasião destaca o ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Artigo – Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrutis Introdução Recentemente, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos hábitos alimentares ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo