SINDAFAMG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Treinamento e força tarefa em Saúde Única
terça-feira, 03/11/20

Treinamento e força tarefa em Saúde Única



O sindicato Rural de Montes Claros notificou a FAEMG sobre mortes de animais positivo a Raiva. O Dr. Altino, representando a FAEMG, solicitou ao Diretor Técnico Bruno Rocha – IMA para auxiliar a Coordenadoria Regional de Montes Claros nos trabalhos de controle da raiva na Região.

Atendendo a notificação e para baixar a prevalência do Vírus Rábico no município de Montes Claros, foi elaborado pelo coordenador do controle da população dos Morcegos Hematófagos em MG-CMH/GDA – Jomar Zatti, em parceria com o Assessor Técnico de Defesa Sanitária Animal da CRMC, Guilherme Antunes, e com a Prof. Dra. Thallyta Maria, representante da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros), um treinamento e Força tarefa em Saúde Única na captura de morcegos hematófagos, colheita de material encefálico e ações no controle da Raiva dos herbívoros com identificação de quirópteros urbanos, para servidores do IMA e CCZ da regional de Montes Claros.

Esse treinamento será realizado no período de 16 a 27/11/2020, contando com o apoio total da GDA – Gerência de Defesa Sanitária Animal, através do Gerente Guilherme Costa Negro Dias e do Diretor Técnico Bruno Rocha de Melo.

O treinamento possui atividades teórico-práticos, onde será abordado sobre a diversidade taxonômica e ecológica dos morcegos, bem como sua importância para saúde única, focando na identificação das principais espécies de morcegos urbanos, prevenção e controle da Raiva Animal, Caracterização de Área de risco e Controle de Transmissores no Foco e Perifoco.

O treinamento terá ainda a participação do Corpo de Bombeiro para ministrar noções de Primeiros Socorros, Prevenção de Acidentes de Trabalho envolvendo animais peçonhentos, Noções de Nós, Amarras e Rapel, Noções de Primeiros Socorros e Prevenção contra Acidentes de Trabalho.

Teremos também a presença de Joel Fontes (CCZ) e Milton Formiga, Médicos Veterinários, que irão abordar temas que envolvem Espécimes em formol, Fichas e procedimento para vacina/soro antirrábico.

Teremos a participação da Dra. Angela representante da Superintendência Regional de Saúde e do Presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, o Sr. José Avelino Pereira Neto, na abertura do treinamento.

Público-alvo: Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses, Superintendência Regional de

Saúde de Montes Claros e Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA)

Data e local: de 16/11 a 19/11/2020 na Unimontes, Parque da Sapucaia, edificações urbanas para coleta de morcegos não hematófagos.

Força Tarefa de 20/11 a 25/11/2020 com vistoria de aproximadamente 30 abrigos de morcego hematófagos, dentre os quais já existem focos confirmados da doença e também em propriedades com ocorrência de espoliações por morcegos hematófagos.

26/11/2020 teremos um dia de treinamento de coleta de material encefálico.

 

Guilherme Antunes V dos Reis

Assessor técnico de Defesa Sanitária Animal

CRMC

 

Jomar Otávio Zatti Pereira

Coordenador do Controle dos MH

CMH/GDA

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo quinta-feira, 20/01/22 Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo O alimento é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico ...
Dia do Farmacêutico: profissional realiza análise laboratorial de material suspeito de doença quinta-feira, 20/01/22 Dia do Farmacêutico: profissional realiza análise laboratorial de material suspeito de doença O Dia do Farmacêutico, celebrado nesta quinta-feira, 20 de janeiro, visa reconhecer este importante ...
Inscrição para o evento “Dia de Campo: uma tarde com o QMA" é até dia 21 de janeiro quarta-feira, 19/01/22 Inscrição para o evento “Dia de Campo: uma tarde com o QMA” é até dia 21 de janeiro O “Dia de Campo: uma tarde com o QMA” tem a finalidade de discutir ...
Sindafa-MG firma convênios para beneficiar os filiados e os dependentes terça-feira, 18/01/22 Sindafa-MG firma convênios para beneficiar os filiados e os dependentes Com o objetivo de viabilizar projetos de interesse dos filiados e de seus dependentes, ...
Converse com o Sindafa
Skip to content