28 de Setembro – Dia Mundial de Luta Contra a Raiva
A raiva é uma das mais relevantes causas de mortalidade em herbívoros no Brasil, especialmente nos bovinos. Também é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. O principal transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. A vacinação de animais domésticos não impede a ocorrência de espoliações, nem a propagação da virose entre as populações silvestres, neste caso para baixar a prevalência do Vírus Rábico é preciso controlar o transmissor sistematicamente. (Controle da Raiva dos Herbívoros: Manual Técnico 2009, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília, Mapa/ACS, 2009).
Devido ao alto número de focos na região e falta de servidores com aptidão para a realização dos trabalhos de captura, a Gerência de Defesa Sanitária Animal, aprovou a realização da Força Tarefa para o controle da população dos Morcegos Hematófagos nos ESEC’s de Itajubá e Paraisópolis, durante o período de 16 a 29/08/2020.
Os trabalhos foram planejados e coordenados pelo Biólogo JOMAR ZATTI – Gerência de Defesa Sanitária Animal/CMH, em conjunto com os servidores Paulo Henrique Pereira Gonçalves e Maria Marta, chefes dos ESEC´s de Itajubá e Paraisópolis respectivamente.
A força tarefa contou ainda com equipes que foram divididas para maior cobertura de ação nas áreas de foco e revistoria de abrigos, e eram compostas por servidores do IMA _ Paulo Henrique ESEC Itajubá; Jomar Zatti SEDE; CR PN André Ávila e Antônio Alves. Maria Marta ESEC Paraisópolis; CR CV Robson Coelho; CR BH Estanislau França e André Reis.
Prefeituras Municipais _ João Gabriel Med. Vet. São José do Alegre; Douglas Gabriel Técnico de Delfim Moreira; Willys Aparecido e Claudio Ferreira Agente da Vigilância Epidemiológica de Cristina; Lucas Ribeiro Med. Vet. Conceição das Pedras; Biólogo da Prefeitura Municipal de Paraisópolis Carlos Alberto.
Clique aqui para ler o relatório completo : https://www.sindafamg.com.br/wp-content/uploads/2020/09/RELAT%C3%93RIO-FT-08-2020-ITAJ-PARAISO-SINDAFA-3-compactado.pdf