Equipes de captura de morcegos hematófagos do IMA realizam força tarefa em Toledo-MG-CR PC
No mês de maio, no período de 18 a 23, foi realizada uma força tarefa com equipe de controle de morcegos do IMA, visando o controle populacional de morcegos hematófagos da espécie Desmodus Rotundos na região do Bairro Paiol da Vargem, município de Toledo MG, onde houve espoliação em humanos por morcego vampiro.
A Força tarefa é uma parceria entre Coordenadoria Regional de Poços de Caldas (CRPC) e Gerencia de Defesa Sanitária animal (GDA) e encontra-se em fase final, sendo considerada pelos servidores envolvidos como um sucesso no controle populacional de morcegos hematófagos que potencialmente transmitem o vírus da Raiva.
Os trabalhos foram coordenados pelo servidor: JOMAR ZATTI – Gerência de Defesa Animal/CMH e pela Assessora técnica Animal Luzia Ap. Adão e Silva da CRPC – contando com equipes de servidores das coordenadorias Regionais de Pouso Alegre (Paulo Henrique, João Gabriel Pf. São José do Alegre), Belo Horizonte (Estanislau França, André Reis) Bom Despacho (José Antônio) e participação da Prefeitura de Toledo com o apoio do Servidor Márcio Aparecido da Silva que foi treinado para dar continuidade ao trabalho na procura dos abrigos dos Hematófagos em todo município e com o apoio do Prefeito Municipal Édio Donizete Leme.
Foram vistoriados abrigos de morcegos hematófagos, cadastrados e georreferenciados na região, visita e vistoria em 13 propriedades com produção agropecuária em um raio de 5 km do local onde humanos foram espoliados por MH, vistorias em casas abandonadas, cavernas, bueiros sob estradas vicinais, e capturas noturna em todos os currais com bovinos e caprinos espoliados, com o objetivo de controlar a população dos MH evitando a prevalência da circulação do Vírus Rábico no município, sendo realizada a captura de aproximadamente 139 morcegos hematófagos, que foram tratados com pasta vampiricida ( a base de warfarina- anticoagulante) e soltos para que retornem ao abrigo.
O biólogo Jomar Zatti informou ainda que a equipe de Sete Lagoas, realizou vistorias em 3 Cavernas nos municípios de Bueno Brandão, Inconfidentes, e Ouro Fino, sendo capturados e tratados 11 MH.
Cumprindo assim, todas as atividades planejadas anteriormente pelo Coordenador do controle dos MH – CMH/GDA – Biólogo Jomar Zatti contando com o apoio total da Gerência de Defesa Sanitária Animal – GDA – Guilherme Costa Negro Dias e Bruno Rocha de Melo Diretor Técnico.
A realização desta força tarefa contou ainda com o apoio do coordenador da CR PC Wladimir e o Chefe do ESEC de Ouro Fino Ronaldo possibilitando a execução dos trabalhos pelos os servidores envolvidos nessa missão.
Veja aqui vídeo
Jomar O. Zatti Pereira
Coordenador do CMH/GDA