SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Equipes de captura de morcegos hematófagos do IMA realizam força tarefa em Toledo-MG-CR PC
segunda-feira, 25/05/20 06:04

Equipes de captura de morcegos hematófagos do IMA realizam força tarefa em Toledo-MG-CR PC



No mês de maio, no período de 18 a 23, foi realizada uma força tarefa com equipe de controle de morcegos do IMA, visando o controle populacional de morcegos hematófagos da espécie Desmodus Rotundos na região do Bairro Paiol da Vargem, município de Toledo MG, onde houve espoliação em humanos por morcego vampiro.

A Força tarefa é uma parceria entre Coordenadoria Regional de Poços de Caldas (CRPC) e Gerencia de Defesa Sanitária animal (GDA) e encontra-se em fase final, sendo considerada pelos servidores envolvidos como um sucesso no controle populacional de morcegos hematófagos que potencialmente transmitem o vírus da Raiva.

Os trabalhos foram coordenados pelo servidor: JOMAR ZATTI – Gerência de Defesa Animal/CMH e pela Assessora técnica Animal Luzia Ap. Adão e Silva da CRPC – contando com equipes de servidores das coordenadorias Regionais de Pouso Alegre (Paulo Henrique, João Gabriel Pf. São José do Alegre), Belo Horizonte (Estanislau França, André Reis) Bom Despacho (José Antônio) e participação da Prefeitura de Toledo com o apoio do Servidor Márcio Aparecido da Silva que foi treinado para dar continuidade ao trabalho na procura dos abrigos dos Hematófagos em todo município e com o apoio do Prefeito Municipal Édio Donizete Leme.

Foram vistoriados abrigos de morcegos hematófagos, cadastrados e georreferenciados na região, visita e vistoria em 13 propriedades com produção agropecuária em um raio de 5 km do local onde humanos foram espoliados por MH, vistorias em casas abandonadas, cavernas, bueiros sob estradas vicinais, e capturas noturna em todos os currais com bovinos e caprinos espoliados, com o objetivo de controlar a população dos MH evitando a prevalência da circulação do Vírus Rábico no município, sendo realizada a captura de aproximadamente 139 morcegos hematófagos, que foram tratados com pasta vampiricida ( a base de warfarina- anticoagulante)  e soltos para que retornem ao abrigo.

O biólogo Jomar Zatti informou ainda que a equipe de Sete Lagoas, realizou vistorias em 3 Cavernas nos municípios de Bueno Brandão, Inconfidentes, e Ouro Fino, sendo capturados e tratados 11 MH.

Cumprindo assim, todas as atividades planejadas anteriormente pelo Coordenador do controle dos MH – CMH/GDA – Biólogo Jomar Zatti contando com o apoio total da Gerência de Defesa Sanitária Animal – GDA – Guilherme Costa Negro Dias e Bruno Rocha de Melo Diretor Técnico.

A realização desta força tarefa contou ainda com o apoio do coordenador da CR PC Wladimir e o Chefe do ESEC de Ouro Fino Ronaldo possibilitando a execução dos trabalhos pelos os servidores envolvidos nessa missão.

Veja aqui vídeo

Jomar O. Zatti Pereira

Coordenador do CMH/GDA

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content