Fiscais do IMA participam de treinamento do MAPA para fiscalização de cachaça
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura, em Belo Horizonte, promoveu um treinamento para os fiscais agropecuários do IMA sobre inspeção de produtores de origem vegetal. Um Portaria do MAPA, ainda a ser publicada, delegará competências ao Instituto para executar atividades de fiscalização em estabelecimentos que produzem e comercializam cachaça no estado.
O objetivo das futuras fiscalizações é fazer com que o produtor seja beneficiado estando dentro da legislação, saindo da clandestinidade para o mercado formal.
Segundo o responsável pelo novo setor, o engenheiro agrônomo Lucas Guimarães, os trabalhos terão início após a publicação da portaria pelo Ministério da Agricultura, enquanto isso os fiscais do IMA passarão por cursos de capacitação. “O treinamento aborda os aspectos gerais que norteiam a legislação da produção de cachaça, incluindo as boas práticas de fabricação. Os servidores, que passarão por curso e reunião de nivelamento, estão tendo a oportunidade de participar de visita técnica a alambique, podendo conferir o uso de equipamentos adequados para a produção da cachaça e a higiene necessária para o processo produtivo”
O treinamento faz parte de um convênio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) entre o MAPA e o IMA na área de fiscalização de bebidas.
Com informações da Agência Minas Gerais