SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. 27 granjas fornecedoras de suídeos para reprodução são certificadas pelo IMA
quarta-feira, 21/06/17 12:34

27 granjas fornecedoras de suídeos para reprodução são certificadas pelo IMA



No primeiro semestre deste ano, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) certificou 27 Granjas de Reprodutores de Suídeos (GRSCs) em Minas Gerais. Esses estabelecimentos são referência na cadeia produtiva em aspectos relacionados à qualidade genética dos animais e às medidas e ações de biosseguridade, garantindo sanidade do plantel da propriedade.

As Granjas Reprodutoras estão instaladas em 12 cidades do estado, alojando aproximadamente 350 mil suínos, dos quais 83 mil são reprodutores e os demais são leitões ou animais destinados ao abate. As GRSCs são as únicas autorizadas pelo IMA a fornecerem suínos destinados à produção de granjas em todo o país.

De acordo com Júnia Mafra, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Suídea do IMA, para receber a certificação as granjas são fiscalizadas pelos fiscais agropecuários do Instituto a cada semestre, e precisam atender às condições legais para certificação, como prever Instrução Normativa (IN 19/2002) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Essa certificação era feita pelo Ministério da Agricultura que depois repassou o processo para o IMA. Mais que obter a chancela para continuar fornecendo suídeos destinados à reprodução para as demais granjas, a certificação busca a garantia de produtos sadios e livres de doenças para os consumidores tanto de Minas como do Brasil”, conta a coordenadora do IMA.

Durante as vistorias dos fiscais agropecuários, são realizadas coletas por amostragens de sangue dos Suídeos para exames de Peste Suína Clássica, doença de Aujeszky e brucelose. Ainda é feita a raspagem da pele da orelha dos animais para exames de sarna e avaliação de tuberculose.

Todos esses procedimentos são importantes para assegurar a qualidade dos produtos e, principalmente, assegurar a confiança do comércio exterior, tendo em vista que o estado exporta carne suína para diversos países. Segundo informações da Secretaria de Agricultura de Minas, somente nos primeiros cinco meses do ano, Hong Kong absorveu 53,8% das exportações, as vendas externas de carnes suínas mineira somaram US$ 16,5 milhões de janeiro a maio de 2017. O Plantel no estado é estimado em 3,2 milhões de animais.

 

Com informações da Agência Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Nota de Condolências sexta-feira, 05/04/24 Nota de Condolências É com profundo pesar que recebemos a notícia de que dois colegas fiscais faleceram ...
Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a situação dos servidores estaduais detentores de função pública quarta-feira, 03/04/24 Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a aposentadoria dos servidores estaduais detentores de função pública Documento trata da situação funcional e previdenciária dos fiscais que ingressaram no IMA sem ...
Converse com o Sindafa
Skip to content