Assembleia geral extraordinária do SINDAFA/MG discute rumos da carreira de fiscal agropecuário
Na sexta-feira (28), o SINDAFA/MG realizou uma assembleia geral extraordinária para discutir temas importantes do Sindicato e também os rumos da carreira de fiscal agropecuário. O encontro aconteceu no auditório do IMA, no Parque de Exposição Bolívar de Andrade, em Belo Horizonte, e contou com a participação de fiscais de quase todas as regiões do estado.
Entre os temas discutidos na reunião estiveram a prestação de contas do SINDAFA/MG relativo ao exercício de 2016, a valorização profissional e o plano de carreira que está em fase de análise pela Secretaria de Planejamento e Gestão. “A proposta do IMA está pronta e já está na Seplag para ela fazer o diagnóstico. Estamos ainda acertando as arestas para tudo ficar certo”, afirma a vice-presidente do Sindicato, Priscila Gonçalves Dias.
Quanto à valorização profissional, ficou acertada a participação do SINDAFA/MG na campanha em defesa da profissão de fiscal agropecuário promovida pela União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA). O objetivo da ação é mostrar à população a importância desses profissionais para a economia nacional e bem-estar da sociedade, e também alertar para as condições de trabalho em todo o país.
“A condição de trabalho no IMA em todas as áreas está abaixo do esperado. Estamos com falta de pessoal e em alguns setores não temos máquinas de xerox, por exemplo. O servidor começa a se virar com o que tem, e não deveria ser assim. O Instituto tem que dar condições para trabalharmos”, comenta Priscila.
Ficou decidido que nos próximos dias será aberta inscrições para eleição de representantes regionais, podendo qualquer membro associado se candidatar.
Outras ações discutidas e que serão implementadas nos próximos meses estão a realização de uma audiência pública e de um simpósio contando com a participação de todos os setores do IMA para discutir a profissão e mostrar a população o trabalho desenvolvido pelos profissionais do órgão, bem como realizar um diagnóstico das condições de serviços dentro do Instituto.