SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. IMA isenta agricultores familiares do pagamento da taxa para certificação no Programa Certifica Minas Café
sexta-feira, 10/03/17 12:12

IMA isenta agricultores familiares do pagamento da taxa para certificação no Programa Certifica Minas Café



Com o objetivo de ajudar cada vez mais os produtores de café na implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) publicou uma portaria que isenta os produtores familiares do pagamento da taxa de auditoria do Programa Certifica Minas Café.

A auditoria serve para verificar se o produtor cumpriu as normas exigidas para a certificação. O Programa Certifica Minas Café conta com 1230 propriedades certificadas em todo o estado, sendo que desse total 380 pertencem à agricultura familiar. A expectativa é que até o final do ano que vem, 200 novos produtores familiares ingressem no programa.

A cobrança na taxa da auditoria é proporcional ao tamanho da área cultivada, e o valor varia de R$58, para produtores com até 5 hectares, até R$656, para aqueles com mais de 500 ha de área plantada. De acordo com a coordenadora do Programa Certifica Minas Café no IMA, a engenheira agrônoma Teresa Assis, a isenção é de cunho inclusiva, “na medida em que irá estimular o ingresso dos agricultores no programa de certificação”.

Para requerer a isenção, o produtor deve está cadastrado no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e ter o documento de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativo.

Para iniciar o processo de certificação, o produtor deve procurar uma unidade da Empresa Assistências Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), onde um extensionista poderá auxiliá-lo na preparação da propriedade para o cumprimento das normas estabelecidas no programa.

O Programa Certifica Minas Café é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e realizado pelo IMA, pela EMATER-MG e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

 

Com informações da Agência Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content