Formação de fiscais agropecuários pode entrar no Pronatec
Um projeto de Lei em tramitação no senado prevê a inclusão da formação de agentes de educação sanitária para o setor agropecuário na lista de cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
De acordo com o texto, que está sendo avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o objetivo é garantir a qualificação desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento da economia nacional.
Para o autor da proposta, o senador Dário Berger (PMDB-SC), as dificuldades para a formação e capacitação dos agentes atrasam sua atuação e, consequentemente, os resultados esperados. “Evidentemente, ações públicas como as executadas pelos agentes de educação sanitária nos municípios não podem depender de apoio esporádico, como o que o Ministério da Agricultura oferece, porque os profissionais ligados a essas ações precisam de um processo continuado e seguro de atualização do conhecimento indispensável a suas funções.”
Após a apreciação da CCJ, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, cabendo a ela a decisão final. Leia a proposta na íntegra
PRONATEC
Com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional no país, o Pronatec tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino médio nos últimos anos. Entre 2011 e 2014, foram realizadas mais de oito milhões de matrículas em cursos ofertados pelo programa, sendo considerados cursos técnico e de formação inicial e continuada.
Com informações da Agência Senado