Missões sanitárias de diversos países visitarão o Brasil até o final do ano
Ao longo de 2016, diversos países têm mandado técnicos em missões sanitárias ao Brasil, com o objetivo de inspecionar, renovar e autorizar novas plantas de diversos segmentos. Um grupo de veterinários de Cuba está realizando uma inspeção em frigoríficos de carnes de aves e suínos em dez estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Tocatins, Bahia e Minas Gerais.
De acordo com informações do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, os profissionais cubanos ficarão no Brasil até o dia 18 de novembro, e devem renovar a habilitação e autorizar novas plantas frigorificas.
Na segunda-feira (24), foi a vez de técnicos da República Dominicana chegarem para avaliar abatedouros de carne de frango in natura. A expectativa é que essa seja a primeira vez que o Brasil exportará os seus produtos para o país.
Do dia 21 novembro até 2 de dezembro, técnicos da Bolívia realizarão a inspeção em estabelecimentos de carnes bovina, suínas e de aves. Segundo informações do Ministério de Agricultura, não haverá a habilitação de novos abatedouros, apenas a renovação dos que já exportam.
A previsão é que até o fim do ano missões da Coreia do Sul, Peru e México também cheguem o Brasil.
Com informações do MAPA