Minas possui o maior número de centrais aptas a receberem embalagens de agrotóxicos vencidos
Desde o final de julho, as 11 centrais do Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias (Inpev) instaladas em Minas Gerais estão habilitadas para receber embalagens contendo agrotóxicos impróprio (vencidos), a serem entregues pelos produtores rurais. Os produtos são considerados impróprios quando estão com a data de validade vencida ou com avaria que impossibilite o uso ou a identificação.
Existem no Brasil 44 centrais do Inpev aptas a realizar o atendimento aos produtores rurais no recebimento dos produtos. Com o credenciamento, Minas passa agora a ter o maior número de centrais, correspondendo a 25% do total de estabelecimentos em funcionamento.
A responsabilidade por fiscalizar o cadastro, comercialização, armazenamento, exposição de agrotóxicos e afins, assim como a destinação correta de suas embalagens vazias e de produtos vencidos em Minas é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De acordo com informações do IMA, nas fiscalizações realizadas em 2015, o órgão interditou 879 quilos e 7.846 litros de produtos impróprios para uso.
Minas Gerais conta ainda com 53 postos de propriedade de instituições e empresas privadas aptas a fazer o recebimento dos produtos. No ano passado estes postos receberam cerca de 3,4 mil toneladas de embalagens vazias.
Com informações da Agência Minas Gerais