Vacinação contra febre aftosa em Minas registra índice de 97% do rebanho
Durante a primeira etapa anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra s febre aftosa, que terminou em 31 de maio maio, foi registrado em Minas Gerais a imunização de 22.740.991 animais, o número equivale a 97,49% do rebanho do estado. O resultado é ligeiramente superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foi contabilizada a vacinação de 96,8% do rebanho.
Esses resultados foram obtidos graças ao trabalho dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários, além de todos os servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária. De acordo com diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, os números foram satisfatórios e refletem o grau de conscientização e compromisso dos produtores rurais de Minas com a vacinação dos rebanho.
O diretor do IMA ainda lembrou que o estado está há 20 anos sem registrar nenhum caso de febre aftosa, sendo uma das condições para o estado garantir o status de área livre com vacinação o cumprimento do calendário oficial de vacinação contra a doença. “Essa é uma condição importante para o abastecimento dos mercados mineiro e brasileiro com os produtos da bovinocultura. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado”.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em 2015 o estado exportou aproximadamente 100 mil toneladas de carne bovina, com uma receita equivalente a quase US$ 400 milhões.
Com informações da Agência Minas Gerais