3. Notícias do setor
  5. Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos divulga manisfesto contra a renegociação das dívidas dos estados
quinta-feira, 14/07/16

O coletivo de entidades de servidores, trabalhadores e movimentos populares, Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos divulgou uma manifesto contra o Projeto de Lei Complementar 257/2016 e o Projeto de Emenda Constitucional 241/2016, que dispõem sobre medidas de reequilíbrio e institui um novo regime fiscal, respectivamente.

De acordo com o documento, o argumento de fazer a renegociação da dívida dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios não pode significar redução de serviços públicos prestados à população, suspensão de concursos públicos, congelamento salarial e demissão de servidores, além do aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores e dos servidores ativos, aposentados e dos pensionistas, entre outras.

A Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos alega que a dívida dos estados já tinha sido paga anteriormente, porém, devido aos altos juros do governo a dívida aumentou com o tempo. O manifesto exemplifica que em 1998, a dívida de Minas Gerais era de R$13 bilhões, e desde então o estado pagou mais de R$ 40 bilhões e ainda deve R$73 bilhões à União.

O Coletivo é formado por diversas entidades de servidores e trabalhadores, entre eles o Sindicato dos Fiscais Agropecuário e Fiscais Assistentes Agropecuário de Minas Gerais- SINDAFA-MG.

Leia o manifesto completo no LINK