quarta-feira, 06/03/13

Articulação internacional

UNAFA entrega carta a orgao da ONU

UNAFA entrega carta a órgão da ONU

06 de dezembro de 2013

O presidente da UNAFA, Francisco Saraiva, entregou ao delegado da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) carta, na qual expõe a situação da defesa agropecuária no Brasil. A entrega aconteceu durante encontro em Foz do Iguaçu (PR), onde profissionais e diretores de órgãos afins se reúnem em dois encontros oficiais.

A Diretoria da UNAFA esteve em reunião com o delegado da OIE para as Américas, Luis Barcos e recebeu dele o anúncio de que a situação narrada no documento – defasagem salarial e condições de trabalho aquém do que demanda a agropecuária brasileira – será analisada pela organização. Um grupo de trabalho avaliará a situação exposta no documento entregue pela UNAFA e fará recomendações aos órgãos aos quais os profissionais se vinculam. Ele classificou os serviços veterinários como Bem Público Internacional e os profissionais nele envolvidos prioridade para investimentos em melhoria de condições salariais e de trabalho.

O emissário da OIE considerou ainda que as atividades veterinárias e seus instrumentos nos países em desenvolvimento (caso do Brasil) precisam ser aparelhadas para aproveitar melhor os benefícios do Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC (Organização Mundial do Comércio) e proteger a sanidade animal e a saúde pública.

Os membros da Diretoria da UNAFA participaram da 3ª Conferência Mundial sobre o Ensino da Medicina Veterinária e do III Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (ENDESA).