Farmacêuticos são essenciais para a fiscalização agropecuária
Sindafa-MG destaca a importância desses profissionais do IMA para a sociedade, em celebração ao dia nacional da categoria
Neste 20 de janeiro, Dia Nacional do Farmacêutico, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) destaca a relevância estratégica desses profissionais para a defesa agropecuária mineira.
Fundamental para a proteção da saúde pública, a atuação desses profissionais no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ocorre por meio de equipes fiscais de alta qualificação, aptidão e comprometimento com análises laboratoriais e processos rigorosos de gestão.
Integrantes da carreira de fiscalização, os farmacêuticos ocupam postos estratégicos nos Laboratórios de Análise Química (LQA) e de Análise Diagnóstica (LSA). Nessas unidades, eles respondem pela implementação, gestão da qualidade e auditoria técnica, sempre em conformidade com a norma ISO 17025.
Além disso, participam de projetos de pesquisa e auditorias para certificações de produtos como a cachaça e orgânicos, podendo colaborar também em atividades de campo junto a médicos-veterinários e engenheiros agrônomos.
Confira como os fiscais farmacêuticos do IMA protegem a população:
Segurança no prato: Por meio de análises laboratoriais, realizam o controle dos componentes centesimais descritos nos rótulos e a detecção de resíduos químicos, agrotóxicos e presença de bactérias em desconformidade com as Leis Estaduais e Federais. Isso garante a segurança de produtos como carnes, leite, ovos, frutas, grãos e verduras.
Laboratórios de alta precisão: São responsáveis por assegurar a gestão da qualidade nos laboratórios do IMA, que seguem os padrões da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); e possuem acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Esse controle permite que os produtos mineiros sejam aceitos e respeitados internacionalmente.
Apoio estratégico e pesquisa: Participam ativamente de projetos de pesquisa laboratorial (pós-graduações e congressos) e colaboram em atividades estratégicas de certificação e auditoria de conformidade.
Combate a fraudes: O olhar técnico desses profissionais permite identificar riscos e evitar falsificações em produtos agropecuários, protegendo a economia do estado e a saúde dos mineiros.
Valorização e compromisso institucional
A Diretoria-Executiva do Sindafa-MG parabeniza todos os farmacêuticos do quadro do IMA pelo compromisso com a excelência técnica. Para o sindicato, valorizar esses especialistas é reconhecer que a segurança da agropecuária mineira depende de um corpo técnico altamente qualificado.
O compromisso da entidade é seguir defendendo as condições de trabalho dessa categoria que, com ética e ciência, garante a qualidade do que Minas produz e consome.
Leia mais matérias no portal do sindicato: sindafamg.com.br/noticias.
Sindafa-MG: valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.