Fiscais do IMA garantem a qualidade da cachaça mineira

No Dia Nacional da Cachaça, ressalta-se a atuação dos agentes do Instituto que, por meio da fiscalização, contribuem continuamente para a liderança de Minas Gerais em número de alambiques registrados
Em celebração ao Dia Nacional da Cachaça, neste sábado, 13 de setembro, Minas Gerais consolida a posição de destaque na produção da cachaça de alambique e no maior número de estabelecimentos registrados no país.
Este resultado expressivo é fruto do trabalho incansável dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que desempenham importante papel na legalização e na garantia da qualidade da bebida mais brasileira e tipicamente mineira.
Desde que o IMA recebeu a competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2018, para realizar a fiscalização em território mineiro, o setor da cachaça artesanal cresceu significativamente. Graças a esse trabalho, Minas Gerais conta atualmente com mais de 600 cachaçarias registradas, o que o consolida como líder nacional e protetor do modo de fazer a bebida.
A atuação dos agentes do Instituto no ramo se dá por meio de ações de inspeção, que buscam a conscientização e a regularização dos produtores. Um dos principais exemplos dessa ação é o projeto O Legal Merece um Brinde, coordenado pela fiscal assistente agropecuária, Tatiana Flávia Pinheiro de Oliveira. A iniciativa conscientiza toda a cadeia produtiva sobre a importância do registro oficial, um trabalho essencial que não apenas garante a origem e o padrão sanitário do produto, mas também impulsiona a economia do estado.
Sobre a relevância para a sociedade, a gerente do projeto igualmente destaca: “O monitoramento realizado pelos fiscais do IMA garante que a cachaça que chega ao consumidor é um produto seguro, que atende aos mais rigorosos padrões de produção, e que contribui para a valorização da nossa cultura gastronômica e economia”, explica Oliveira, que também é diretora de Formação Profissional do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG).
Ações comemorativas no mês de setembro
Para celebrar a data de forma abrangente, o Instituto promove a 2ª edição do Circuito Mineiro da Cachaça Legal. A iniciativa, que acontece em 20 das 21 Coordenadorias Regionais, visa conscientizar produtores, comerciantes, transportadores e consumidores sobre o necessário registro oficial da bebida.
Ao longo de setembro, a programação inclui atividades como blitze, cursos, dias de campo, distribuição de materiais educativos, entrevistas, palestras, rodas de conversa e visitas técnicas. Nessas ações, os fiscais do IMA orientam sobre as boas práticas de produção, como obter o registro do estabelecimento e do produto, e alertam para os riscos do consumo de bebidas sem inspeção sanitária, uma vez não ser possível comprovar a procedência.
As ações acontecem em diversos municípios, com apoio da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (sede) e das Coordenadorias Regionais do IMA em: Almenara, Belo Horizonte, Bom Despacho, Curvelo, Governador Valadares, Guanhães, Janaúba, Juiz de Fora, Montes Claros, Oliveira, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Viçosa.
Todo esse trabalho de excelência, realizado em prol da qualidade e segurança da cachaça mineira, é fruto da dedicação dos profissionais cuja atuação é representada pelo Sindafa-MG. A entidade não somente defende os direitos e os interesses da categoria, mas também trabalha para valorizar a importância da fiscalização agropecuária para a sociedade.
Para mais informações sobre as atividades fiscais e o trabalho dos agentes do Instituto Mineiro de Agropecuária, acesse o site do Sindafa-MG em sindafamg.com.br/noticias.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.