Sindafa-MG celebra a chegada de André Duch à Direção-Técnica do IMA

Nomeação é recebida com otimismo pela categoria, pela vasta experiência que o fiscal possui, especialmente na área de sanidade agropecuária e segurança alimentar
André Almeida Santos Duch é o novo diretor-técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A nomeação foi publicada pelo Governo de Minas Gerais, no Diário Oficial do Estado do dia 18 de março, há exatos dez dias após a divulgação do ato de Luiza de Castro, nova diretora-geral da instituição.
Duch era o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIP) do IMA, cargo em que ocupou por cerca de sete anos. Como servidor público efetivo do órgão, atua desde 2010 como médico-veterinário e fiscal agropecuário estadual.
O novo diretor-técnico possui uma trajetória profissional relevante na área de inspeção de produtos de origem animal. Essa posição demonstra envolvimento direto com a fiscalização e garantia da sanidade agropecuária em Minas Gerais.
A presidente do Sindafa-MG, Moísa Medeiros Lasmar, integra a equipe da GIP, que era chefiada pelo fiscal.
“Posso afirmar que ele tem muito conhecimento e sabe equilibrar bem as questões técnicas e políticas, atributo que faz dele um ótimo gestor. Em nome do Sindafa-MG, desejo-lhe muito sucesso à frente da Diretoria-Técnica do IMA. Tenho certeza que fará excelentes entregas pelo Instituto”, estima Lasmar.
Duch diz assumir este desafio com grande entusiasmo e senso de responsabilidade, por acreditar que a experiência acumulada ao longo dos anos contribuirá para alcançar os objetivos da nova função.
“Minha expectativa é trabalhar incansavelmente para fortalecer a defesa agropecuária em Minas Gerais, a sanidade dos nossos produtos e a segurança alimentar da população”, esclarece o novo diretor.
Biografia
André Duch é graduado em Medicina-Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007); especialista em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras (2008); mestre em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015); e doutorando em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (início em 2022).
Nas ciências agrárias, também desenvolve trabalhos fiscais nas subáreas da saúde pública, tecnologia de alimentos, estatística, educação sanitária e melhoramento animal.
Vale destacar que o diretor foi premiado em 2019, como Destaque Profissional do Conselho de Medicina Veterinária (Crmv-MG). Pela instituição de classe mineira, também ocupa o cargo de membro efetivo da Comissão de Inspeção de Alimentos.
Colaboração institucional
Com as recentes nomeações de André Almeida Santos Duch e de Luiza Moreira Arantes de Castro, para a Diretoria Técnica e Geral, respectivamente, o Sindafa-MG espera fortalecer a parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária, em prol dos interesses dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários estaduais.
Dessa forma, os membros da Diretoria-Executiva do sindicato dão as boas-vindas aos servidores, e reafirmam vislumbrar um presente e um futuro de diálogo e cooperação, para o desenvolvimento agropecuário mineiro.
Duch também indica que avista o Sindafa-MG como um parceiro essencial, e pretende buscar soluções conjuntas e transparentes para os desafios a serem enfrentados, como a valorização da carreira agropecuária.
“Estou comprometido em trabalhar para melhorar as condições de trabalho e garantir o reconhecimento da importância desses profissionais para o setor agropecuário mineiro. Acredito que, juntos, podemos construir um futuro ainda mais promissor para a agropecuária em Minas Gerais”, conclui o fiscal.
Na oportunidade, o Sindafa-MG também agradece a colaboração ao diretor anterior, Guilherme Costa Negro Dias, fiscal agropecuário efetivo, o qual dirigiu a área técnica do IMA por três anos (2022-2025).
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.