Dia Nacional da Extensão Rural: extensionistas apoiam o desenvolvimento sustentável da agropecuária
Data também promove a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo
Nesta sexta-feira (06/12) é celebrado o Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural em todo o Brasil.
A extensão rural é integrante do triângulo do conhecimento da agricultura, em conjunto à educação profissional e à pesquisa científica e tecnológica.
Sendo um ramo das Ciências Agrárias, ela visa o desenvolvimento rural sustentável. Para tanto, contribui para a segurança alimentar humana e animal, qualidade da produção e o desenvolvimento de cultivos agrícolas.
Outro benefício da extensão rural é apoiar diretamente o agricultor familiar, de modo a auxiliá-lo no crescimento econômico do agronegócio, com qualidade de vida no campo.
Além disso, o extensionista é um profissional relevante para a execução de políticas públicas que fomentam o meio rural. Por esse motivo, as atividades executadas por eles agregam às dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Esses são responsáveis pela defesa sanitária animal e vegetal; inspeção de produtos de origem animal e vegetal; certificação de produtos agropecuários; educação sanitária; e habilitação sanitária das agroindústrias familiares; em todo o estado de Minas Gerais.
O Sindafa-MG, na qualidade de entidade sindical dos fiscais do IMA, homenageia os extensionistas rurais neste dia. Profissionais essenciais, são protagonistas na condução da política de agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.
Parabéns pelo Dia, extensionistas rurais!
Diretoria-Executiva
Sindafa-MG
Instituição da data
A data faz referência à criação da primeira instituição de extensão rural do Brasil, a qual é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). Ela é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), assim como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig).
Fundada em 1948, a Emater é referência nacional há 76 anos, considerada a maior empresa pública do setor no Brasil. Está presente em cerca de 800 municípios mineiros, de um total de 853.
Dia Mundial do Solo
O Dia Mundial do Solo também foi celebrado nessa quinta-feira (05/12).
A data enaltece os diversos benefícios do solo para a vida, além de incentivar as pessoas a refletirem sobre o modo de cultivo e manejo da terra.
Do solo é que se substancia a alimentação humana e animal. Por esse motivo, é ainda mais importante conservar o meio ambiente, proteger as águas subterrâneas e de superfícies; equilibrar as condições climáticas; entre outras ações sustentáveis.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.