SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Segunda fase da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais vai até 30 de novembro
terça-feira, 01/11/16 14:10

Segunda fase da vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais vai até 30 de novembro



Começou hoje (01) em todo o estado a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores devem vacinar o seu rebanho bovino e bubalino, com idade de zero a 24 meses, até 30 de novembro. A primeira etapa ocorreu no início do ano.

A vacinação é a forma mais eficiente de proteger os animais da doença e é obrigatória. Caso o produtor não vacine os animais, estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o que equivale a R$ 75,27 por cabeça.

No estado, a responsabilidade de orientar, supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De acordo com o órgão, é esperado que 9,6 milhões de animais sejam vacinados nessa etapa.

Para comprar a vacina os produtores rurais devem apresentar o CPF e a identidade nas lojas de produtos veterinários. O IMA alerta para os cuidados com o transporte e armazenamento, para garantir a eficiência da vacina.

Segundo o diretor-geral do Instituto, Marcílio de Sousa Magalhães: “Do momento em que forem adquiridas na loja, durante o transporte e até o momento da aplicação as vacinas deverão permanecer em ambiente refrigerado. É fundamental mantê-las em geladeiras ou em caixas térmicas com muito gelo, de forma que estejam armazenadas em temperatura entre 2 e 8 graus centígrados, inclusive no momento da aplicação. Além disso, deve-se agitar o frasco da vacina antes da utilização e administrar a dose correta, que é de 5 ml.”

Os produtores devem comprovar a vacinação dos animais de suas propriedades junto ao IMA, através do site do Instituto, no endereço www.ima.mg.gov.br, onde contém o Formulário de Declaração de Vacinação. Para preencher o formulário é necessário ter em mãos as notas fiscais de compra da vacina.

Em 2016, Minas Gerais completou 20 anos sem registrar nenhuma ocorrência de focos de febre aftosa, mantendo o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OEA), como área livre de febre aftosa com vacinação, permitindo a exportação dos produtos da bovinocultura para diversos países.

 

Com informações da Agência Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Converse com o Sindafa
Skip to content