Dia do Engenheiro Agrônomo: fiscal agropecuário garante a saúde e a qualidade da produção vegetal em Minas

Data celebra a relevância da profissão e a competência técnica do engenheiro agrônomo, essencial na defesa sanitária, inspeção e certificação em todo o agronegócio mineiro
Neste domingo, 12 de outubro, é o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, uma data importante que celebra a regulamentação da profissão no Brasil, em 1933. É um momento de reconhecer a importância desses profissionais para o desenvolvimento do agronegócio e, de maneira especial, para a garantia da saúde e qualidade da produção agropecuária em Minas Gerais.
No estado, o conhecimento técnico e científico do engenheiro agrônomo é aplicado de forma ativa na proteção do campo. Muitos desses profissionais atuam como fiscais agropecuários no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela fiscalização e defesa sanitária agropecuária.
Nessa função, a formação agronômica é essencial. O fiscal agropecuário está na linha de frente da defesa vegetal, detectando e combatendo pragas e doenças que podem destruir lavouras. Ele também é responsável pela inspeção e certificação de produtos e insumos, verificando se tudo que é usado e produzido no campo está de acordo com a legislação e atende às rigorosas regras de qualidade.
Além disso, o profissional atua na orientação de produtores e agroindústrias, ensinando as melhores práticas para garantir a proteção das lavouras e a segurança do alimento para o consumidor. Esse trabalho é vital para a sustentação do agronegócio estadual.
Reconhecimento do Sindafa-MG
A data é um momento de justo reconhecimento à dedicação e à formação sólida dos engenheiros agrônomos, em particular daqueles que dedicam a carreira à fiscalização agropecuária no IMA.
A vice-presidente do Sindafa-MG, Marcela Ferreira Rocha, que é fiscal agropecuária e engenheira agrônoma, manifesta-se em nome da Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais:
“Neste Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, a Diretoria-Executiva do Sindafa-MG parabeniza todos os profissionais, em especial os fiscais agropecuários estaduais que, com o conhecimento da agronomia, fortalecem a defesa agropecuária de Minas Gerais. O nosso trabalho é essencial para a saúde e a qualidade do agronegócio, e por isso merece todo reconhecimento,” destaca Rocha.
O Sindafa-MG é a entidade que representa os fiscais agropecuários e os fiscais assistentes agropecuários do Estado de Minas Gerais, sejam eles ativos ou inativos, defendendo os interesses da categoria e valorizando o trabalho em prol da sociedade.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.