Dia do Técnico em Agropecuária reconhece profissionais importantes para a defesa sanitária de Minas Gerais

Data homenageia os fiscais assistentes agropecuários que atuam na linha de frente do IMA, garantindo a qualidade e a segurança do agronegócio mineiro
No último domingo, 21 de setembro, o Brasil celebrou o Dia Nacional do Técnico em Agropecuária. A data reconhece a importância desses profissionais para o desenvolvimento e a segurança do setor, ganhando destaque especial em Minas Gerais, onde exercem papel essencial na fiscalização e na defesa sanitária animal e vegetal, principalmente no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
O técnico em agropecuária que desempenha a função de fiscal assistente agropecuário no IMA representa um elo fundamental na segurança alimentar do estado. Com uma rotina de inspeção e controle sanitário, o profissional assegura que os produtos cheguem ao consumidor com qualidade e sem riscos à saúde pública.
Entre as principais responsabilidades, estão a fiscalização do uso de insumos agropecuários para prevenir a contaminação dos alimentos; a certificação da conformidade dos produtos, garantindo o cumprimento das normas; e a habilitação sanitária de agroindústrias, assegurando que operem dentro dos requisitos de higiene e sanidade.
O trabalho em campo desses profissionais contribui para a prevenção e a contenção de doenças e pragas, que podem devastar lavouras e rebanhos. Essa dedicação, que também inclui a promoção de boas práticas sanitárias, é uma barreira contra ameaças que geram prejuízos bilionários ao agronegócio e comprometem a segurança alimentar de toda a sociedade.
Papel do Sindafa-MG e a valorização da categoria
A defesa dos direitos e a valorização dos técnicos agropecuários, que possuem a função de fiscais assistentes agropecuários do IMA são bandeiras levantadas pelo Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG).
A entidade tem papel ativo na busca por melhores condições de trabalho, avanços na carreira e no reconhecimento da relevância da função de fiscal assistente. O diálogo e a mobilização asseguram o suporte necessário para que os profissionais da classe desempenhem as funções com eficiência.
Neste Dia Nacional do Técnico em Agropecuária, os diretores, conselheiros e filiados do Sindafa-MG parabenizam os fiscais assistentes agropecuários. O trabalho conjunto dos fiscais do IMA e do sindicato é essencial para garantir a sanidade dos alimentos, impulsionar o agronegócio mineiro e proteger a saúde pública.
Parabéns, fiscais técnicos agropecuários, pelo dia e pela incansável atuação na defesa sanitária, que protege a saúde pública e a qualidade dos alimentos em prol da população brasileira, em especial a mineira.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.