Dia Nacional da Ciência: fiscais do IMA fortalecem a defesa agropecuária por meio do conhecimento científico

Profissionais garantem a segurança dos alimentos e a sanidade agropecuária em Minas Gerais, com base na ciência
Neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, celebrado nesta terça-feira, 8 de julho, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) destaca a conexão entre a pesquisa científica e o trabalho desempenhado pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ancorada nos princípios científicos.
A ciência, método preciso de busca por conhecimento, envolve observação, experimentação e análise minuciosa para desvendar fenômenos. É por meio dessa metodologia que os fiscais do IMA atuam, buscando informações científicas para embasar as ações sanitárias realizadas.
Munidos de apurado senso crítico, eles buscam soluções que promovam o desenvolvimento do produtor rural e da agroindústria. Essa perspectiva é importante para garantir a sanidade animal e vegetal, a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos agropecuários.
Ligação com a pesquisa
O contínuo senso de curiosidade e pensamento crítico mantém os servidores dos laboratórios do IMA em constante diálogo com a academia. Essa proximidade com universidades e centros de pesquisa auxilia na melhor execução da fiscalização agropecuária.
As competências técnicas de diversos servidores do IMA permitem a cooperação em trabalhos com instituições como a Epamig, Embrapa, universidades e a Fiocruz. Dessa colaboração, resultam pesquisas publicadas em periódicos científicos, o que consolida o IMA como um dos principais órgãos de fiscalização no Brasil a contribuir ativamente para a pesquisa acadêmica.
Ciência na fiscalização agropecuária mineira
Para exemplificar a relevância da ciência no cotidiano da fiscalização agropecuária, ressalta-se o trabalho da filiada do sindicato, Liliane Denize Miranda Menezes. Mestre e doutora em microbiologia de alimentos, ela também é fiscal agropecuária e médica-veterinária no Laboratório de Química Agropecuária (LQA) do IMA.
Dra. Liliane Menezes é um exemplo de profissional que atua na interseção entre o conhecimento científico e a prática da fiscalização, oferecendo uma experiência valiosa entre pesquisa e serviço público de defesa agropecuária, ofertados à população brasileira, em especial a mineira.
Para Liliane, a aplicação do conhecimento científico é fundamental na área da defesa sanitária agropecuária.
“A ciência é a espinha dorsal do nosso trabalho fiscal, garantindo que as decisões tomadas em campo sejam baseadas em evidências sólidas, e contribuam para a segurança alimentar e a saúde pública de Minas Gerais”, explica a fiscal cientista.
Neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, a Diretoria do Sindafa-MG parabeniza todos os profissionais que, com dedicação e rigor científico, elevam o nível da defesa agropecuária em Minas Gerais, além de garantirem a qualidade e a segurança do agronegócio mineiro.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.