SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira
quinta-feira, 13/03/25 10:32

Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira

Concurso “De Olho no Queijo”: último dia de inscrição é nesta quinta-feira
Foto: Divulgação/Iepha-MG
Por Filipe Diniz

Campanha pretende retratar o universo queijeiro das regiões produtoras mineiras demarcadas do Queijo Minas Artesanal

O “Concurso Cultural de Fotografia 2025 – De olho no Queijo”, que busca incentivar a produção de fotografias que capturem a essência dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA), terá as inscrições encerradas nesta quinta-feira (13/03).

A competição integra as programações comemorativas em Minas Gerais sobre o reconhecimento dos modos de fazer o QMA. A iguaria foi recentemente declarada, em dezembro de 2024, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o tema “Um olhar sobre a tradição dos modos de fazer o Queijo Minas Artesanal”, o concurso visa fortalecer o conceito de patrimônio afetivo, além de valorizar a identidade e o acervo cultural do povo mineiro.

Sendo assim, a competição premiará as três fotografias autorais e inéditas que melhor representarem a estética e a promoção do tema proposto. Fotógrafos profissionais e amadores podem participar.

Para informações detalhadas, incluindo o edital, inscrição, premiações e resultado, acesse o site do organizador do evento, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em iepha.mg.gov.br.

Fiscalização sanitária

Os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) são responsáveis por fiscalizar as propriedades rurais onde o QMA é produzido. Isso inclui verificar as práticas de produção, as condições de higiene e o cumprimento das normas sanitárias.

Essa fiscalização é essencial para garantir que a iguaria seja produzida de forma segura para o consumo, prevenindo a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos.

Controle sanitário

O IMA também atua na certificação do QMA, verificando se o produto atende aos padrões estabelecidos pela legislação do setor, bem como realiza análises laboratoriais para verificar a possível presença de contaminantes.

Sendo assim, os fiscais da carreira agropecuária estadual, ao fiscalizar e controlar a produção do QMA, garantem que esse produto tradicional seja produzido com qualidade, segurança e autenticidade, de maneira a não oferecer riscos à sociedade.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @‌sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do IMA garantem a qualidade da cachaça mineira sábado, 13/09/25 Fiscais do IMA garantem a qualidade da cachaça mineira No Dia Nacional da Cachaça, ressalta-se a atuação dos agentes do Instituto que, por ...
Dia do Médico-Veterinário: data é de grande relevância para os fiscais agropecuários de Minas Gerais terça-feira, 09/09/25 Dia do Médico-Veterinário: data é de grande relevância para os fiscais agropecuários de Minas Gerais Celebração tem um significado especial para a atuação dos fiscais do IMA, profissionais essenciais ...
Sindafa-MG inspira-se no 7 de setembro para lutar pela categoria domingo, 07/09/25 Sindafa-MG inspira-se no 7 de setembro para lutar pela categoria Data que celebra a Independência do Brasil motiva a luta do sindicato por reconhecimento ...
Sindafa-MG reforça pautas importantes em nova reunião com o secretário de Agricultura de MG quinta-feira, 04/09/25 Sindafa-MG reforça pautas importantes em nova reunião com o secretário de Agricultura de MG Thales Fernandes recebeu diretores do sindicato e reforçou o compromisso com a valorização dos ...