Belo Horizonte completa 127 anos de desenvolvimento
É na capital mineira que está localizada a sede do Sindafa-MG, sindicato que representa os fiscais agropecuários do IMA
O dia 12 de dezembro é uma ocasião especial para os belo-horizontinos. Nesta data comemora-se o aniversário de Belo Horizonte, que completa 127 anos de fundação neste ano.
Também conhecida como Beagá e Cidade Jardim, a capital dos mineiros foi fundada neste dia, em 1897. Uma curiosidade marcante é que foi uma das primeiras cidades a ser pensada e planejada no Brasil, com o propósito de ser sede administrativa e política de um estado.
Essa estruturação passou até pela escolha do nome das ruas, que referenciam estados brasileiros, povos indígenas e figuras históricas. Contudo, entre as vias públicas, a mais emblemática é a avenida do Contorno, na região Centro-Sul. Ela foi a linha mestra que demarcou e direcionou o crescimento urbano da nova capital de Minas, em transferência à Ouro Preto.
Originária do arraial de Curral del-Rei, Belo Horizonte ganhou forma e fama de cidade grande, moderna e encantadora, a partir do traçado arquitetônico idealizado e projetado pelo engenheiro Arão Reis. A inspiração veio das capitais federais dos Estados Unidos, Washington, e da França, Paris.
A partir de então, BH evoluiu e se expandiu. Atualmente, possui mais de 2,3 milhões de habitantes, instalados nos 331 km² de área geográfica, segundo o censo demográfico de 2022. É cercada pela bela Serra do Curral, uma moldura natural e importante referência histórica.
Também é detentora do título de Cidade Criativa da Gastronomia. A titulação, concedida pela Unesco em 2019, enaltece o uso de ingredientes locais no preparo de pratos, como o feijão-tropeiro e o pão de queijo. Trata-se de um reconhecimento internacional que retrata a importância econômica da culinária belo-horizontina para a região.
Parabéns, Belo Horizonte, por ser há 127 anos a maior vitrine de Minas Gerais para o mundo! Que a gastronomia e as tradições culturais sejam atrativos agradáveis para os que aqui vivem ou visitam!
Sede do Sindafa-MG e do IMA
É na capital mineira que a sede administrativa do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) está localizada, assim como a do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Esse último ainda possui uma Coordenadoria Regional (CR), um Escritório Seccional (ES), e o Laboratório de Saúde Animal (LSA) instalados no município.
Vale frisar que os fiscais do IMA são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal e vegetal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e habilitação sanitária das agroindústrias familiares, em todo o estado de Minas Gerais.
Laboratório de Saúde Animal
Igualmente cabe destacar que o LSA foi credenciado recentemente, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a realizar análises de Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Desta maneira, as amostras coletadas pelos fiscais nas granjas serão analisadas exclusivamente nesse laboratório. Como resultado, a circulação viral dessa doença poderá ser identificada antes mesmo de aparecerem sintomas ou de haver o registro de denúncias.
Festividades
A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) prepara uma grande festividade, de entrada gratuita para os belo-horizontinos, ao longo do mês de dezembro de 2024.
Nessa comemoração especial encontram-se ações literárias, apresentações artísticas, exposições culturais e shows musicais, os quais serão realizados em diferentes regiões da cidade.
A programação completa de aniversário pode ser consultada em portalbelohorizonte.com.br/2024/eventos/temporada/patrimonio-memoria-e-identidades-culturais-memoria-social-e-urbana/belo-horizonte-127-anos-programacao-cultural .
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.