Proclamação da República: Brasil celebra 135 anos de luta pela cidadania
A Proclamação da República foi anunciada por Marechal Manuel Deodoro da Fonseca há exatos 135 anos. Este importante acontecimento pôs fim ao período imperial no Brasil, que se estendeu de 1822 a 1889.
No dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, que era a capital do país, o líder militar instalou um governo provisório, tornando-se então o primeiro presidente brasileiro.
Em 2024, a data recorda o início da era republicana, com a implantação do novo sistema de governo, o presidencialista, presente até o momento.
Com ele, o nascimento de princípios e valores, como a negação de qualquer tipo de dominação política, democracia participativa, e o governo a serviço de todos os cidadãos, sem distinção.
Por este entendimento de igualdade, é imprescindível a valorização profissional dos servidores públicos, profissionais que executam as políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento da nação.
Dia da Bandeira
Nesta terça-feira (19/11), também é celebrado o Dia da Bandeira. A data foi instituída logo após a Proclamação da República, uma vez que a bandeira anterior remetia ao período monárquico.
A bandeira é um dos principais símbolos pátrios de um país. Ela representa a soberania, luta e sentimentos históricos próprios do povo.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.